Amazon bloqueia transferência de eBooks por USB para Kindle a partir desta quarta

kindle colorido by divulgacao editada

A Amazon vai remover a função de downloads de Ebooks em computadores a partir desta quarta-feira (26) . Isso significa que será impossível transferir o arquivo via USB para o Kindle, o leitor de livros digitais da gigante.

O fim do recurso indica que os usuários que ainda não migraram os arquivos para os dispositivos vão perdê-los. A empresa de Jeff Bezos tomou essa decisão para combater a pirataria e o compartilhamento indevido de arquivos comprados na plataforma.

Usuários das versões mais recentes do Kindle já convivem com esse bloqueio desde outubro do ano passado. A nova atualização, porém bloqueia a transferência de arquivos para todos os modelos do aparelho.

Outra razão para a mudança é a proteção de direitos autorais. Antes dela, os arquivos transferidos via USB eram vulneráveis a modificações que desfaziam protocolos que asseguravam os direitos de uso dos livros.

A nova política determina que apenas transferências por meio de dados sem fio (Wi-Fi ou internet móvel) poderão ser realizados. Com o método, a Amazon deve ter controle mais rígido do que é baixado no dispositivo porque vincula o arquivo a um Kindle específico e impossibilita o compartilhamento.

Em suma, quando você enviar um arquivo para seu Kindle, ele ficará preso ao seu dispositivo ou à sua conta Amazon. Se tentar passar esse arquivo para outra pessoa ou usar em outro Kindle, que não esteja vinculado à sua conta, ele não funcionará.

A versão de 2024 do Kindle 11ª geração marcou a transição do USB Mass Storage para o protocolo Media Transfer Protocol (MTP), que mantém o gerenciamento de arquivos por meio de um sistema de leitor digital. Ou seja: a Amazon tem mais controle sobre o fluxo de dados entre o dispositivo e a loja. A mudança não vai impedir totalmente o uso do USB para transferências. Outros formatos, como PDFs, ainda poderão ser enviados e recebidos por ele.

A última novidade para o dispositivo tinha sido o lançamento de uma versão colorida, em outubro do ano passado, quando a marca anunciou o Kindle Colorsoft Signature Edition.

kindle colorido by divulgacao editada
(Foto: Divulgação)

Para transferir EBooks comprados na Amazon do seu computador para o Kindle via USB antes que seja impossível, siga estes passos:

  1. Acesse o site da Amazon e faça login na sua conta. Em seguida, vá até a opção Gerenciar seu conteúdo e dispositivos e, na aba Conteúdo, localize o eBook que deseja transferir. Clique no botão Mais ações (representado por três pontinhos) e selecione a opção Baixar e transferir por USB. Depois escolha o dispositivo Kindle associado à sua conta e clique em Baixar para salvar o arquivo no seu computador.
  2. Para conectar o Kindle ao computador, use um cabo USB. Assim que conectado, o dispositivo será reconhecido como um armazenamento externo e vai aparecer no Explorador de Arquivos se estiver usando Windows, ou no Finder, se estiver for um Mac.
  3. Ao localizar no computador o arquivo baixado, que geralmente está nos formatos AZW, AZW3 ou KFX, copie o arquivo e cole-o na pasta Documents ou Internal storage e Books dentro do armazenamento do Kindle. Após concluir a cópia, desconecte o Kindle do computador com segurança para evitar possíveis erros ou danos aos arquivos.
  4. Na opção Biblioteca do dispositivo, o livro transferido aparecerá automaticamente na lista, pronto para leitura.

O post Amazon bloqueia transferência de eBooks por USB para Kindle a partir desta quarta apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.