Morreu Márcio Erlich, a voz da publicidade no jornalismo

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

Márcio Erlich morreu na manhã desta segunda-feira (24/2), aos 74 anos, de choque séptico e falência de múltiplos órgãos. Deixa dois filhos e um neto, e viúva a também jornalista Renata Suter.

Carioca, médico psiquiatra de formação pela UFRJ, começou no jornalismo como desenhista, em 1969, publicando tiras e cartuns na Tribuna da Imprensa. Passou a escrever também, e assinava a coluna semanal Janela Publicitária na Tribuna. De 1977 em diante, especializou-se no noticiário de publicidade. Foi colaborador ativo da Editora Referência, onde dirigiu a sucursal Rio do site Propmark até o início dos anos 1990, quando se dedicou definitivamente ao seu próprio site Janela Publicitária, que manteve até agora.

Escreveu também sobre histórias em quadrinhos e vídeo games, na coluna Vídeo Guia do jornal O Globo. Na televisão, falou sobre publicidade no programa Intervalo da TVE, Programa de Domingo na TVS, Propaganda & Mercado na Bandeirantes. No rádio, teve o programa Marketing e Publicidade na Panorama FM e na Jornal do Brasil AM.

Era profissional multifunção. Filho de uma professora de música, teve uma banda na juventude. Fez cursos de teatro e participou de novelas cerca de 30 novelas, começando com Pantanal na TV Manchete, seguida por dezenas na Globo. Na publicidade, na década de 80, foi atendimento e gerente de comunicação da V&S, e diretor de planejamento da Dinâmica Promoções, especializada em marketing promocional.

Participou ativamente do setor da publicidade como diretor das associações Brasileira de Propaganda (ABP) e de Marketing (ABM), e presidente da Apro-Rio, de marketing promocional. Foi um dos fundadores do GAP (Grupo de Atendimento e Planejamento). Por último, era vice-presidente da Abracomp, dos Colunistas de Marketing e Propaganda, e coordenador nacional do Prêmio Colunistas.

The post Morreu Márcio Erlich, a voz da publicidade no jornalismo appeared first on Portal dos Jornalistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.