Vai pagar com Pix no Carnaval? Veja como proteger o app do banco e outras dicas

Pular o Carnaval na era dos pagamentos digitais, marcada pelo dinamismo e pela facilidade na hora de transferir valores, também traz mais riscos aos foliões. Por isso, é importante estar atento ao seu aplicativo bancário, às configurações relacionadas ao Pix e às maquininhas na hora de fazer um pagamento.

Para Alexandre Oliveira, vice-presidente de Riscos da Getnet, a recomendação é a cautela. “Golpes financeiros, especialmente aqueles envolvendo maquininhas de pagamento, tornam-se mais frequentes nessa época. Por isso, é fundamental estar atento e tomar medidas preventivas para evitar cair em fraudes”, diz o especialista.

Pensando nisso, confira abaixo dicas elaboradas com base nas orientações de Alexandre Oliveira, da Getnet, e por Sílvia Scorsato, presidente da ABBC (Associação Brasileira de Bancos).

Pensando nisso, confira dicas elaboradas com base nas orientações de Alexandre Oliveira, da Getnet, e Sílvia Scorsato, presidente da ABBC (Associação Brasileira de Bancos).

Para quem vai pagar com Pix

A dica é ativar os limites de valor e bloqueio de horários para PIX no aplicativo do banco. Muitos bancos permitem configurar limites diários e restrições de horário para evitar transações suspeitas. Essa medida reduz o risco de prejuízos em caso de furto ou roubo.

App do banco

Para proteger seus aplicativos, a ABBC recomenda a ocultação e proteção dos apps bancários, como a proteção contra roubo, disponível nos dispositivos Android. Também é recomendado ativar as funções de proteção baseadas em localização e a proteção com senhas adicionais.

Notificações

Configure o aplicativo do seu banco ou carteira digital para enviar notificações em tempo real sobre compras e pagamentos realizados. Dessa forma, caso alguma atividade suspeita ocorra, você poderá identificá-la imediatamente e contestar a transação antes que cause prejuízos maiores.

Leia mais: Carnaval 2025: como se proteger de viroses durante a folia?

Confira a maquininha

Antes de digitar a senha, certifique-se de que o valor exibido na tela da maquininha está correto. Em meio à agitação, é comum que criminosos tentem alterar os valores sem que o consumidor perceba. Por isso, tenha sempre atenção e revise cada transação antes de confirmar o pagamento.

 

Maquininha adulterada

Caso o visor da máquina esteja trincado, escuro, com adesivos suspeitos ou apresente falhas na leitura do cartão, desconfie. Se algo parecer fora do normal, prefira outro método de pagamento.

Nada de redes Wi-Fi públicas

Redes abertas, como as disponíveis em bares, praças e outros locais públicos, podem ser alvos de hackers que capturam dados bancários. Para evitar esse risco, prefira utilizar sua rede móvel ao acessar aplicativos financeiros ou realizar pagamentos online.

The post Vai pagar com Pix no Carnaval? Veja como proteger o app do banco e outras dicas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.