Cortejo de Carnaval do Afoxé Bandarerê

O Afoxé Bandarerê se prepara para mais um Carnaval neste domingo, 2 de março, a partir das 14h, na Praça do México, Concórdia. Em 2025, o cortejo toma a forma do movimento e da renovação ao homenagear Oxumarê, a serpente-arco-íris. A divindade, que rege os ciclos da vida, simboliza continuidade, transformação e a ligação entre céu e terra. Valores que, segundo o material do bloco, ressoam profundamente na identidade da iniciativa.

Para Marcio Kamus’ende, presidente do Afoxé Bandarerê, a escolha do tema foi um chamado ancestral. Assim, reafirma a presença do candomblé na cultura negra e nas ruas da cidade: “É o deus da transformação, o princípio da renovação. O orixá que nos ensina a compreender os processos de mudança, nos encaminha para a metamorfose diária. É um dos orixás mais diversos e representa a dualidade. Uma divindade potente de sentido. Resolvemos homenageá-lo para que ele nos conduza à felicidade depois do arco-íris. (Tal qual) para que nos encha sobretudo de esperança, em dias tão complexos como os que vivemos”.

Religião da natureza

A serpente-arco-íris de Oxumarê não é apenas um símbolo. Mais que isso, ela lembra da importância da água, da chuva, da fertilidade da terra, da renovação que se dá na natureza e na vida. “O candomblé é a religião da natureza. Portanto, preservá-la é preservar a própria religião”, diz Marcio. “Nada mais natural do que querer ver a manutenção de todas as formas de expressão dessa natureza”. O presidente do Afoxé Bandarerê lembra que por isso o arco-íris que é tão presente em nosso verão. “E certamente se fará presente no nosso cortejo”.

Riquezas de Minas

O tema do desfile do Bandarerê se insere dentro do projeto “Oxumarê As Riquezas de Minas Gerais”, patrocinado pela Cemig (via Lei Estadual de Incentivo à Cultura). Para Marcio Kamus’ende, Minas é um território rico em histórias e influências ancestrais. Assim, Oxumarê representaria essa abundância de saberes, bem como a constante transmutação das culturas que formam o povo mineiro. “A cultura negra também tem seu simbolismo com o pote de ouro no fim do arco-íris. Portanto, quando falamos de Minas Gerais, falamos de um lugar que transborda riquezas não só minerais, mas culturais e históricas. Então estamos celebrando essa metamorfose que somos. Nos transformamos todos os dias para produzir nossos conhecimentos, nossa arte e sobrevivência.”

O desfile de 2025 vem, portanto, como uma grande celebração dessa abundância e diversidade, reforçando a presença do Afoxé Bandarerê no carnaval. O bloco aposta em um cortejo vibrante, que une música, dança e espiritualidade para levar a mensagem de Oxumarê às ruas. Detalhe: dessa vez, contando com carro replicador de som.

Música tema

No cortejo, o Afoxé Bandarerê contará com elementos visuais marcantes, figurinos inspirados na serpente, bem como corpo de baile. Do mesmo modo, um repertório cuidadosamente escolhido para traduzir nas ruas a pluralidade cultural do candomblé. Uma das grandes novidades é a música tema do desfile, já disponível nas plataformas digitais.

O canto ecoa os ensinamentos do orixá e traz à tona toda a energia do Afoxé:
“Bandarerêrê vem desfilando no Concórdia
O arco-íris apontou a direção
Oxumarê que vem dançando do Orum
Para cantar com você esse refrão”

A composição de Maíra Baldaia, Bruno Odessi e Tata Kilunji também reverencia a pluralidade de influências do candomblé. Desse modo, menciona figuras sagradas e reafirma a importância da resistência e da continuidade das tradições africanas no Brasil.

“Viva o jeje do Ventura mada in mada ibo/Viva Antônio das cobras boinan joro joro/Viva Nengua Monasanje crede min no credeua/Viva o Baba Pece Oxumarê araka”

A canção conta com interpretação de Adeola Marcos de Oxum, Anarvore, Jussara Ferreira, Bruno Odessi e Tata Kilunji.

Em tempo

O bloco Afoxé Bandarerê também estará na abertura do Desfile das Escolas de Samba. Será na terça, 4 de março, às 17h, na Avenida Andradas.

Serviço

Cortejo de Carnaval do Afoxé Bandarerê

Quando. Domingo, 2 de março de 2025
Onde. Praça do México (Concórdia)
Quanto. Gratuito

The post Cortejo de Carnaval do Afoxé Bandarerê appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.