“Carnavaranda”, do Cine Theatro Brasil, tem primeira edição

O Cine Theatro Brasil estreia o “Carnavaranda”, uma extensão do projeto “Música na Varanda”. Desse modo, as varandas do espaço, localizadas na Avenida Amazonas e na Rua Carijós, serão palco de 20 atrações artísticas. Elas se apresentarão  gratuitamente durante os intervalos das passagens dos blocos de rua. Artistas mineiros, como Marcelo Veronez, Adriana Araújo, Manu Dias, Adrianna, Tizumba + Tambor Mineiro, e grupos locais e regionais integram a programação. A agenda vai de 1º a 4 de março, a partir das 9h. O comando será da atriz e humorista Kayete Fernandes. 

“O ‘Carnavaranda’ nasce do desejo de fazer parte dessa festa maravilhosa e democrática que a nossa cidade entrega. É uma iniciativa inovadora, ao abrir as varandas de um teatro, localizado em um imóvel tombado pelo patrimônio histórico, durante o período carnavalesco”, diz Sandra Campos, gestora cultural do espaço. A fachada do Cine Theatro Brasil irá ganhar adereços e cores vibrantes. O projeto estético estará em harmonia com as demais atividades carnavalescas que acontecerão na Praça Sete, dentro da programação oficial. 

Varanda Amazonas

A programação na “Varanda Amazonas” começa no sábado, dia 1º, às 9h com o “Samba da Januário”, sob o comando de Fran Januário. Às 12h, a cantora Adrianna assume a Carnavaranda com o Baile da Dri. O repertório vai do pop ao rock, da discoteca às brasilidades. No domingo, 2, a festa começa com a sambista Adriana Araújo. Às 16h, tem Marcelo Veronez, com seu Baile do Veronez. No repertório, clássicos de Moraes Moreira, Alceu Valença, Caetano Veloso, Geraldo Azevedo, Novos Baianos, marchinha, frevo e rock.

A cantora e compositora Manu Dias abre a programação na segunda, dia 3, às 9h, e promete entregar ao público sucessos do samba. Às 13h, o Trem dos Onze revisita clássicos de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Chico Buarque e outros. A terça de Carnaval, dia 4, começa às 9h com Augusto Cordeiro e Banda. A banda Raga Mofe assume a Carnavaranda a partir das 13h, e promete mexer com a memória afetiva do público. 

Palco Carijós

A festa no “Palco Carijós” começa no sábado, dia 1º, às 8h, com apresentações do DJ Kriok e DJ Rafael Couto. Os artistas do “Circular” farão intervenções circenses durante os quatro dias de folia. A programação do Carnavaranda no sábado tem início às 10h, com o Violas de Minas. Juntos, Bilora, Chico Lobo e Wilson Dias desfilam folias, batuques, modas, cateretês, catiras e toadas. Às 16h, o grupo Candoguêro mistura as tradições carnavalescas com novas influências musicais. 

No domingo, dia 2, às 10h, o Maracatrupe, de Ouro Preto, que se filia à linguagem musical e estética do Maracatu e outras manifestações culturais populares, abre a programação. Às 16h, o Clarão da Lua mostra o samba de raiz e o pagode dos anos 90. O Afoxé Bandarerê abre a festa na segunda, dia 3, às 10h30. A cidade de Juiz de Fora marca presença a partir das 16h, com a poesia do forró do Baile do Cambará. Na terça, 4, a folia começa com Tizumba + Tambor Mineiro. O Carnavaranda se encerra às 16h com o Bloco de Pífanos. O grupo traz flautas tipo (pífano, pife), percussão, sanfona, viola caipira, tuba, vozes e caretos (máscaras). 

SERVIÇO

“Carnavaranda” – Cine Theatro Brasil (*)

Quando. 1º a 4 de março (sábado a terça) de 2025

Quanto. Gratuito

*a programação pode ser alterada de acordo com a passagem dos blocos de rua.

The post “Carnavaranda”, do Cine Theatro Brasil, tem primeira edição appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.