“Prisômetro”: SP lança painel com nº de prisões feitas por meio de sistema de câmeras

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira (25) o “prisômetro”, um painel que atualizará em tempo real o número de prisões realizadas na capital paulista durante o Carnaval, utilizando o sistema Smart Sampa, que emprega câmeras de segurança com reconhecimento facial para identificar suspeitos e foragidos.

O novo equipamento foi inspirado no “impostômetro”, que contabiliza em tempo real a arrecadação de impostos na cidade.

A inauguração do prisômetro ocorre em um contexto de críticas da Defensoria Pública de São Paulo, que questiona o uso da tecnologia de reconhecimento facial nos blocos de Carnaval.

Em um ofício enviado ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), a Defensoria pediu a suspensão do sistema, argumentando que ele compromete o direito à livre manifestação dos foliões. O documento também solicita um registro transparente e auditável das decisões sobre o uso da tecnologia.

Durante a apresentação do prisômetro, o prefeito Nunes defendeu a continuidade do uso do Smart Sampa e criticou a posição da Defensoria. Ele ressaltou que a tecnologia é uma ferramenta importante para a segurança pública,.

Atualmente, mais de 23 mil câmeras com reconhecimento facial estão operando em São Paulo, segundo a prefeitura. Desde o lançamento do Smart Sampa em 2022, 208 foragidos foram capturados, representando uma média de uma prisão a cada três horas.

The post “Prisômetro”: SP lança painel com nº de prisões feitas por meio de sistema de câmeras appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.