Aliado de Bolsonaro vence a eleição para liderar a Frente Parlamentar Evangélica

Gilberto Nascimento. Foto: Divulgação

O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) foi eleito, nesta terça-feira (25), o novo presidente da Frente Parlamentar Evangélica, em uma votação marcada pela polarização entre aliados de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Ele que tem forte ligação com o ex-presidente Bolsonaro, venceu a disputa contra Otoni de Paula (MDB-RJ), ex-aliado bolsonarista que se aproximou do atual governo no último ano.

A eleição consolidou Nascimento com 117 votos, enquanto Otoni recebeu 61 votos. Houve ainda cinco votos em branco. Após a vitória, Nascimento destacou as bandeiras que pretende defender à frente da bancada evangélica.

“Defesa da família, contra o aborto, contra a liberalização das drogas. Vamos trabalhar muito por essas pautas, pautas que a sociedade clama. Estou totalmente aberto para discutir qualquer outro tema”, declarou.

O novo presidente evitou comentar sua proximidade com Bolsonaro, esquivando-se de perguntas sobre o assunto em duas ocasiões. A eleição mobilizou tanto governistas quanto opositores, com uma intensa movimentação nos bastidores.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Damares Alves (Republicanos-DF) estiveram presentes para apoiar Nascimento. O processo eleitoral chegou a contar com uma terceira candidata, Greyce Elias (Avante-MG), que deixou a disputa após um apelo do próprio Bolsonaro, segundo relatos.

Greyce Elias. Foto: Divulgação

A votação foi presidida pelo deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), que destacou a atuação de Otoni em defesa da direita e dos valores cristãos no Congresso. “Na história, foi sim o deputado que se levantou para defender a direita, os princípios cristãos e a família. É um homem de Deus”, disse Câmara.

Apesar de ter sido apontado como o candidato governista, Otoni negou a relação próxima com Lula, afirmando que sua candidatura não era um “puxadinho do bolsonarismo” nem uma ferramenta do governo federal. Ele, no entanto, fez elogios a Lula e suas políticas sociais durante um evento no Palácio do Planalto, em outubro de 2024, o que intensificou as críticas de bolsonaristas contra sua candidatura.

Na época, Lula chegou a comentar que Otoni estava sendo “triturado pelos bolsonaristas” por conta da aproximação com o governo. Gilberto Nascimento tomará posse nesta quarta-feira (26), durante o tradicional Culto de Santa Ceia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.