Bloco de Belô se prepara para seu 11º ano no Carnaval

A região central da capital mineira será palco da folia do Bloco de Belô neste sábado, dia 1º de março, a partir das 15h, na Avenida Afonso Pena. Para o cortejo de 2025, o tema é “Belô, amor e folia”, título também da música de trabalho. O bloco tem o produtor cultural e jornalista Robhson Abreu como fundador. No ano passado, ele conheceu o casal Aline Santos de Almeida e Roberto Adriano dos Santos, que havia escolhido o desfile do Belô para a despedida de solteiro.

A auxiliar de biblioteca Aline relembra: “Quando o Bloco de Belô começou a cantar, eu já me apaixonei. Tocaram todas as músicas que eu amo. Dancei muito e o Roberto (professor de português) acabou curtindo também. Não teve muvuca e nem confusão. O clima estava perfeito!”.

O tema

A história do casal serviu como inspiração para a canção, composta pelo cantor, compositor e produtor musical Josavih, pelo guitarrista Humberto Lopes e pelo próprio Abreu. “Na letra, o amor invade a folia pelas ruas da cidade, assim como a história de Aline e Roberto. E, como cantamos, ‘seja quem quiser, se pinte de amor. Vem mergulhar nessa magia pelas ruas de Belô’. E é isso que buscamos. Todos na avenida mergulhados na magia do carnaval, no batuque do afoxé, alumiando nossos corações”, diz Abreu.

Banda

A banda do Bloco de Belô é formada por Fábio Mustang (bateria), Miberê (baixo), Nego Puma (surdo), Bertão (guitarra), Flávio Camilo (backing vocals e percussão), Rummening Batista (percussão), Robhson Abreu (backing vocals) e Josavih (violão e vocal). “É muito gratificante participar do Bloco de Belô! Nele, valorizamos as composições autorais e os músicos profissionais que fazem parte da banda ”, completa Josavih.

Além da música de trabalho deste ano, o Bloco de Belô traz seus sucessos “Belôzêiro”, “10 anos de história”, “Praça Sete”, Axé Ajaiô”, “Amor de Carnaval” e a icônica “Linda BH”.

Folia X Sustentabilidade

Este ano o Bloco de Belô reafirma o compromisso sustentável iniciado nos últimos cortejos. Em 2024, a iniciativa promoveu a compensação de carbono com o plantio e distribuição de mudas de árvores nativas de BH. Em 2025, serão distribuídas 2.500 sementes para convidados e foliões. Tal qual, ao longo do ano, haverá o plantio de mais 2.890 mudas nativas como compensação. O Bloco de Belô vem trabalhando na redução de resíduos sólidos. Assim, a meta é reduzir 50% de lixo não reciclável durante o cortejo. Do mesmo modo, compensar as emissões de CO2 com o plantio de árvores nativas ao longo do ano, neutralizando o impacto gerado.

Não só. Todos os anos, o bloco reutiliza materiais como lonas e banners. Uma maneira de ressignificar os materiais, que podem se transformar bolsas e sacolas a serem comercializadas, tornando o bloco sustentável economicamente. E para quem quiser colaborar com o Belô, o bloco está comercializando camisas. Cada peça custa R$ 200. Reservas pelo WhatsApp (31) 98428-3682. Pagamentos por PIX, dinheiro ou cartão.

Serviço

Bloco de Belô

Quando. Sábado, 1º de março, a partir das 15h. Cortejo a partir das 16h. Dispersão: 21h.

Onde. Av. Afonso Pena, 1454, próximo ao Palácio das Artes, no Centro. Percurso: segue a Afonso Pena em direção à Igreja São José, retorna na avenida e segue até o Automóvel Clube

The post Bloco de Belô se prepara para seu 11º ano no Carnaval appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.