VÍDEO – SP tem chuva de granizo e Defesa Civil emite alerta de alagamento

Chuva de granizo causou caos em SP. Foto: reprodução

A cidade de São Paulo foi surpreendida por uma forte chuva no fim da tarde desta quarta-feira (26), após um dia marcado por temperaturas elevadas e tempo seco. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura emitiu estado de atenção para alagamentos nas zonas Norte, Oeste e central da capital, além das marginais Tietê e Pinheiros. A Defesa Civil também lançou um alerta severo para a Zona Norte, onde houve registro de queda de granizo.

A chuva foi causada por uma área de precipitação isolada, formada pelo calor intenso e a atuação da brisa marítima. Segundo o CGE, os temporais se concentraram nas subprefeituras de Pirituba/Jaraguá (Zona Norte), Freguesia do Ó e Lapa (Zona Oeste). “Há potencial para alagamentos e rajadas de vento”, informou o órgão.

Antes da chuva, a capital paulista registrou temperaturas elevadas, com o termômetro marcando 32,4°C no Mirante de Santana, na Zona Norte, às 15h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade do ar estava em 41%, o que contribuiu para a formação das chuvas intensas no fim da tarde.

A Defesa Civil emitiu um alerta severo por volta das 16h47, orientando os moradores da Zona Norte a se manterem em locais seguros. “Chuva forte persistirá nas próximas horas com riscos de alagamentos. Mantenha-se em um local seguro”, dizia a mensagem. Houve relatos de granizo em bairros como Perdizes (Zona Oeste), Limão e Santana (Zona Norte).

De acordo com o CGE, a massa de ar quente continuará atuando na capital nos próximos dias, mantendo as temperaturas altas e a possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde.

Para quinta-feira (27), a previsão é de mínima de 21°C e máxima de 32°C. Já na sexta-feira (28), os termômetros devem variar entre 22°C e 33°C, com possibilidade de chuva isolada de forte intensidade no fim do dia.

“Os temporais de sexta poderão ser acompanhados de rajadas de vento, descargas elétricas e potencial para formação de alagamentos. Os menores índices de umidade se aproximam dos 30%”, informou o CGE.

A Defesa Civil reforça a importância de a população seguir as orientações de segurança durante os períodos de chuva intensa. Entre as recomendações estão evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, não atravessar ruas alagadas e ficar atento a possíveis quedas de árvores ou deslizamentos de terra.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.