Ibovespa Futuro cai com cautela antes do feriado de Carnaval e inflação nos EUA

O Ibovespa Futuro operava em baixa nos primeiros negócios desta sexta-feira (28), antes de uma pausa de dois dias de negociações devido ao feriado de Carnaval. As atenções estão voltadas para a divulgação de novos dados de inflação nos Estados Unidos, que podem influenciar a trajetória da taxa de juros do Federal Reserve (Fed), enquanto os investidores se posicionam para a entrada em vigor das tarifas do presidente Donald Trump sobre Canadá, México e China.

Às 10h30, o governo norte-americano publicará números do índice PCE — o indicador preferido de inflação do Fed — para janeiro, com economistas consultados pela Reuters projetando que o indicador registrará desaceleração na base anual, tanto para o dado geral quanto para o núcleo.

Os agentes financeiros também aguardam novas notícias sobre os planos tarifários de Trump, que afirmou na véspera que as tarifas prometidas de 25% sobre importações canadenses e mexicanas e uma taxa adicional de 10% sobre produtos chineses entrarão em vigor em 4 de março, como planejado.

Na cena doméstica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para Montevidéu no período da tarde para comparecer à posse do presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, que ocorrerá no sábado.

Às 09h08 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em abril caía 0,45%, aos 125.960 pontos.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com valorização de 0,33%, S&P500 avançava 0,33% e Nasdaq Futuro subia 0,26%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista subia 0,09%, aos R$ 5,833 na compra e R$ 5,834 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,04%, aos 5.836 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em baixa após o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmar que as tarifas sobre as importações do México e do Canadá serão aplicadas e entrarão em vigor na próxima semana.

Além disso, Trump disse que a China, que já enfrenta tarifas de 10% dos EUA sobre seus produtos, também será cobrada uma tarifa adicional de 10% na mesma data.

Os preços do petróleo operam em baixa, caminhando para sua primeira queda mensal desde novembro, já que a incerteza sobre o crescimento econômico global e a demanda por combustível devido às ameaças tarifárias de Washington e novos sinais de desaceleração econômica dos EUA superaram as preocupações com a oferta.

As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, pressionadas pelas preocupações com tarifas dos EUA e pelos crescentes atritos comerciais contra as exportações de aço chinesas.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro cai com cautela antes do feriado de Carnaval e inflação nos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.