Trump acusa Zelensky de “apostar na 3ª Guerra Mundial” durante encontro tenso

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou Volodymyr Zelensky de “apostar na 3ª guerra mundial” durante uma conversa tensa em uma reunião na Casa Branca sobre o fim da guerra na Ucrânia.

Levantando a voz para Zelensky, Trump disse: “Você não está realmente em uma boa posição agora.”

O vice-presidente JD Vance disse: “Você acha que é respeitoso vir ao Salão Oval dos Estados Unidos da América e atacar o governo que está tentando prevenir a destruição do seu país?”

Zelensky tem buscado um assento na mesa de negociações após Trump surpreender Kiev e outras capitais europeias ao iniciar conversas diretas com Putin sobre o fim do conflito.

Trump disse na sexta-feira que o presidente ucraniano “terá que fazer concessões”, acrescentando que Kiev “não voltará a lutar” se um acordo de paz for alcançado, de acordo com os primeiros relatos da mídia sobre a reunião.

Os líderes também devem assinar um acordo sobre minerais que estabeleceria um “fundo de investimento” conjunto EUA-Ucrânia que receberia 50% de todas as receitas da “futura monetização” de recursos naturais pertencentes a Kyiv.

O texto carece de garantias de segurança explícitas dos EUA que Zelensky havia buscado, mas Trump afirmou que a presença de trabalhadores americanos e interesses econômicos na Ucrânia seria um suficiente dissuasor para uma possível agressão russa.

Na sexta-feira, Trump descreveu o acordo como “muito justo”.

The post Trump acusa Zelensky de “apostar na 3ª Guerra Mundial” durante encontro tenso appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.