EUA e Ucrânia suspendem acordo após briga entre Trump e Zelensky

Os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Shannon Stapleton/Reuters

Os Estados Unidos e a Ucrânia decidiram não assinar um acordo que permitia a exploração de terras ricas em minerais pelos americanos, após uma briga entre os presidentes dos dois países. Donald Trump e Volodymyr Zelensky discutiram durante encontro no Salão Oval, na Casa Branca, nesta sexta (28).

O acordo previa que os Estados Unidos explorassem regiões com minerais raros no território ucraniano em troca de garantir segurança contra ataques da Rússia. Os dois chegaram a um entendimento na última semana, mas a discussão adiou a assinatura do texto, segundo a agência de notícias Reuters.

Entre os recursos presentes nessas regiões da Ucrânia estão manganês, urânio, titânio, lítio, minérios de zircônio, além de carvão, gás e petróleo. O acordo é visto pela Ucrânia como essencial para manter o apoio dos Estados Unidos.

A Casa Branca diz que Trump não descarta o acordo e vai aguardar até que Zelensky “esteja pronto para ter uma conversa construtiva”, enquanto o governo ucraniano não se pronunciou sobre a suspensão da medida. Uma entrevista coletiva estava prevista para esta sexta e também foi cancelada.

A discussão entre Zelensky, Trump e o vice-presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, ocorreu durante conversa sobre um acordo de paz com a Rússia. O republicano tem pressionado o ucraniano a assinar um documento para acabar com o conflito e expôs suas demandas durante o encontro.

Trump humilhou Zelensky, afirmou que os Estados Unidos têm buscado um avanço nas negociações e ameaçou deixar de apoiar a Ucrânia no conflito. Vance disse que o ucraniano foi “desrespeitoso” ao expor suas demandas, enquanto a conversa era filmada e acompanhada pela imprensa americana.

Apesar da negociação para viabilizar o acordo, os dois mandatários já vinham trocando farpas publicamente na última semana. No último dia 19, Zelensky afirmou que Trump vivia em uma bolha de “desinformação” por acusá-lo de começar a guerra com a Rússia. Ele foi chamado de “comediante modestamente bem-sucedido” e “ditador” pelo americano.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.