Papa tem crise respiratória, vomita e recebe ventilação mecânica, diz Vaticano

O papa Francisco, internado desde o dia 14 de fevereiro. Foto: Remo Casilli/Reuters

O papa Francisco, internado há duas semanas no hospital Agostino Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral, teve uma “crise respiratória isolada” na noite desta sexta-feira (28), segundo comunicado da Santa Sé.

A nota diz que o pontífice, de 88 anos, apresentou “vômito com aspiração”, o que agravou sua condição respiratória, e precisou receber “ventilação mecânica não invasiva” para auxiliar na respiração. Ele não foi entubado, mas está utilizando uma máscara para melhorar as trocas gasosas.

De acordo com o boletim médico, Francisco “permaneceu alerta e bem orientado” após a crise. No entanto, o Vaticano informou que será necessário aguardar entre 24 e 48 horas para avaliar se o episódio resultará em um agravamento do quadro clínico. O prognóstico continua “reservado”, o que significa que a evolução de sua saúde ainda é incerta.

Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro com sintomas de bronquite, mas o diagnóstico foi alterado para pneumonia bilateral quatro dias depois. A condição, considerada grave, pode inflamar e causar cicatrizes em ambos os pulmões. O Vaticano descreveu o quadro infeccioso como complexo, causado por dois ou mais micro-organismos.

EM ATUALIZAÇÃO

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.