Iniciativas inovadoras do Bistek garantem o selo Great Place to Work

O Bistek Supermercados foi certificado com o selo Great Place to Work Brasil (GPTW), um dos mais prestigiados do mundo corporativo, e que é concedido a empresas que se destacam na gestão de pessoas e na construção de um ambiente de trabalho positivo. Um dos diferenciais da rede é a oferta de programas que geram oportunidades de crescimento profissional e que promovem o bem estar dos colaboradores.

A certificação GPTW faz a medição do clima organizacional da empresa, a partir da percepção e engajamento dos funcionários. Segundo Camila Pastorini Wigg, gerente de Recursos Humanos do Bistek Supermercados, o objetivo de participar da pesquisa foi avaliar os pontos em que a empresa se destaca e os que ainda podem ser aprimorados.

 “Hoje desenvolvemos diversos programas que contribuem para que a empresa seja vista como muito mais do que um local de trabalho. Acreditamos que estamos construindo um excelente lugar para trabalhar e a certificação veio como uma confirmação”, ressalta Camila.

Ações como a universidade corporativa e o programa de saúde e bem estar fazem a diferença na percepção dos funcionários sobre a empresa. Divulgação

Entre os programas mantidos pelo Bistek destacam-se iniciativas como a escola de padeiros, voltada para pessoas que queiram aprender e desenvolver sua carreira profissional no ramo da padaria; e a universidade corporativa, que oferece aos colaboradores treinamentos de técnicas de varejo, cursos sobre inteligência emocional, gestão financeira, entre outros.

Há também ações como os programas trainees aceleradores de crescimento, o programa saúde e bem estar com atendimento psicológico gratuito para os colaboradores, programa gerando amor para as gestantes, jornada para o bem estar com atendimento nutricional, café com inclusão, projeto de vida e a jornada de crescimento do FFLV (Frutas, Flores, Legumes e Verduras), onde o funcionário inicia como repositor júnior, vai se desenvolvendo e, em 18 meses, pode chegar a coordenador de setor.

O selo GPTW conta com uma metodologia que propõe que a cultura de confiança, a liderança efetiva, o propósito e os valores alinhados geram um ambiente propício para que cada funcionário possa desenvolver o seu melhor. A avaliação do grau de satisfação dos colaboradores é medida em uma pesquisa independente e anônima, com a aplicação de questionários que mapeiam os pilares que atuam no ambiente de trabalho – credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Sobre Bistek Supermercados

Fundada há 45 anos em Nova Veneza (SC), a rede Bistek de Supermercados hoje é uma das marcas mais conhecidas do Sul, com 22 lojas em Santa Catarina e cinco no Rio Grande do Sul. A empresa tem mais de 4,5 mil colaboradores e para 2025 prevê faturamento de R$ 3 bilhões. Além do Centro Empresarial Adelino Ghislandi, que concentra as atividades de recursos humanos, administrativo e financeiro da empresa, a rede tem ainda um Centro de Distribuição com 23 mil metros quadrados às margens da BR-101 e frigorífico próprio.

Sobre o selo GPTW

O selo GPTW — Great Place To Work — é uma certificação criada na década de 1980 pelo jornalista Robert Levering, que busca analisar a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, criando um diagnóstico aprofundado do clima organizacional. A metodologia chegou ao Brasil em 1997, sendo que atualmente é aplicada em 98 países, impactando 12 milhões de pessoas colaboradoras anualmente. São mais de 10 mil empresas participantes em todo o mundo.

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