Google Brasil emite comunicado sobre Chromecast; Procon-SP vê prazo de 30 dias

Resumo
  • O Google enviou um email sobre uma pane no Chromecast, informando que está trabalhando em uma solução.
  • O Procon-SP afirma que o fornecedor tem 30 dias para resolver a pane e orienta clientes a formalizarem reclamações.
  • A pane afeta Chromecast 2 e Chromecast Audio, sem garantia vigente; o Google deve provar inexistência de vício oculto.

Clientes brasileiros de Chromecast receberam, no começo da tarde de hoje, um email assinado pelo Google para tratar da pane que afeta o dispositivo desde domingo (12/03). Na mensagem, a empresa que conhece o motivo da pane e que está trabalhando para providenciar uma solução “o mais rápido possível”.

Além disso, a subsidiária do Google no país recomenda que os clientes acompanhem uma página da Nest, divisão de dispositivos eletrônicos. O email traz um pedido de desculpas, ao mesmo tempo em que não fixa um prazo para que a correção seja liberada.

Quais são os direitos do consumidor?

O Procon-SP explicou ao Tecnoblog que, em casos como este, o fornecedor tem 30 dias para solucionar a pane. Portanto, o Google está dentro do previsto em lei. A entidade ainda orientou que os clientes impactados formalizem uma reclamação pelo canal de atendimento na internet.

A pane inutilizou – ainda que temporariamente – o Chromecast 2 e o Chromecast Audio, modelos lançados há quase uma década. Eles não são mais cobertos por garantia legal nem contratual.

Na avaliação do Procon-SP, “cabe ao fornecedor comprovar que não se trata de vício oculto e demonstrar que o consumidor foi devidamente informado sobre a durabilidade ou expectativa da vida útil do produto adquirido”.

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