The Economist: Tesla perde valor de mercado com bizarrices de Elon Musk

Elon Musk fazendo gesto nazista durante encontro da extrema-direita nos EUA. Reprodução

O valor de mercado da Tesla atingiu um pico de US$ 1,5 trilhão em dezembro. Desde então, a proximidade de Elon Musk com Donald Trump e seu apoio a causas de extrema-direita resultaram em uma queda nas ações e nas vendas da montadora, conforme apontado pela revista britânica The Economist.

No dia 11 de março, Trump declarou que compraria um carro elétrico da Tesla, mas seu apoio veio um dia após uma queda de mais de 15% no preço das ações da empresa. A desvalorização foi impulsionada pela política comercial do presidente e seu alerta sobre um “período de transição” na economia dos EUA. O gesto de Trump, no entanto, não foi suficiente para conter o declínio das vendas e o pessimismo do mercado.

Musk havia apostado que seu apoio à reeleição de Trump traria benefícios para seus negócios. Em troca, assumiu o comando do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), reforçando o chamado “prêmio Elon”, termo usado pelo banco Barclays para descrever o valor agregado à Tesla devido à sua influência política. No entanto, a associação com Trump e suas medidas controversas desencadeou protestos dentro e fora dos Estados Unidos. Piquetes em concessionárias da Tesla, vandalismo contra veículos e até incêndios criminosos em estações de recarga foram registrados. Proprietários insatisfeitos começaram a usar adesivos para se dissociarem da imagem de Musk.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk em frente ao Tesla Model S, na Casa Branca, em Washington. Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Mas a crise da Tesla não se deve apenas à política. A empresa já vinha enfrentando dificuldades antes mesmo de Musk se envolver diretamente com o governo. Em 2023, abandonou a meta de fabricar 20 milhões de carros por ano até 2030 e reportou sua primeira queda anual de vendas em anos — uma retração de 1%, para 1,79 milhão de unidades.

Nos primeiros meses de 2024, as vendas seguiram em declínio, enquanto o mercado de veículos elétricos ainda cresce. O Barclays estima que, na Europa, a Tesla pode registrar uma queda de 30% no primeiro trimestre. Na Alemanha, onde Musk gerou polêmica ao apoiar um partido de extrema-direita, as vendas despencaram 76% em fevereiro. Já nos EUA, onde a rejeição a Musk é maior, a projeção é de estabilidade. Na China, as vendas caíram 14%, embora a política não pareça ser o fator determinante, já que Musk mantém boa relação com Pequim. Curiosamente, no Reino Unido, onde sua interferência política poderia ser um problema, as vendas subiram quase 21% em fevereiro.

O impacto da rejeição ao CEO explica apenas parte da crise da Tesla. O lançamento de um novo Modelo Y levou a empresa a reduzir a oferta do modelo antigo, adiando a decisão de compra de alguns consumidores. Além disso, a Tesla enfrenta dificuldades por depender de poucos modelos — o Model 3 e o Model Y —, enquanto concorrentes como a Toyota têm um portfólio muito mais diversificado.

Em outubro, Musk cancelou os planos para um Modelo 2 mais barato, priorizando projetos de robôs-táxi e robôs humanoides. Enquanto isso, a concorrência cresce, especialmente com a entrada agressiva de montadoras chinesas no setor de veículos elétricos. A Tesla sempre teve uma avaliação de mercado inflada, baseada na crença de que Musk poderia revolucionar qualquer setor. Agora, ele afirma que a empresa se tornará “de longe, a mais valiosa do mundo” graças aos robôs-táxi.

A queda nas ações também reflete outra preocupação: Musk está cada vez mais disperso. Em entrevista à Fox News em 10 de março, ele admitiu a dificuldade de administrar suas empresas ao mesmo tempo em que ocupa um cargo no governo. Enquanto Trump elogiava a Tesla em frente à Casa Branca, culpando os manifestantes pelos problemas da montadora, muitos investidores acreditam que o verdadeiro responsável por essa crise é o próprio Musk.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.