
Nesta quinta-feira (2), um caminhão do Exército matou um homem após atropelá-lo na pista exclusiva do BRT do Rio de Janeiro, no corredor Transbrasil. O atropelamento aconteceu próximo à estação Fazenda Botafogo, sentido Terminal Gentileza.
No local, é proibido o tráfego de veículos que não fazem parte do sistema de transporte público assim como a passagem de pedestres, portanto, ambos estavam ilegais na área. Também não há pista seletiva de acordo com as informações da Mobi Rio, que administra o BRT.
O acidente aconteceu por volta das 10h. A empresa afirmou, em nota, que a violação das normas de utilização da faixa atrapalha o serviço de atendimento aos moradores do Rio de Janeiro além de causar mortes.
As câmeras de segurança da Mobi Rio registraram o momento que o caminhão circula pela pista restrita momentos antes de atropelar o pedestre. Veja:
Caminhão do Exército atropela e mata uma pessoa na faixa exclusiva do BRT, no corredor Transbrasil, próximo à estação Fazenda Botafogo.
Tanto a vítima como o veículo estavam indevidamente na pista. O EB lamentou o ocorrido e, após perícias, abriu uma investigação #BandRio pic.twitter.com/NaHMqQb44a
— Band Rio (@BandRio) May 2, 2024
Leia a nota da Mobi Rio:
“A MOBI Rio informa que na manhã desta quinta-feira, 02/05, um carro do Exército trafegava indevidamente na pista exclusiva do BRT no corredor Transbrasil e atropelou uma pessoa que veio a óbito. O acidente foi próximo a estação Fazenda Botafogo, sentido Terminal Gentileza, local em que não há pista seletiva, apenas a calha de uso exclusivo do BRT.
A MOBI Rio destaca que a utilização da calha do BRT é exclusivamente para os ônibus do BRT. A utilização indevida da calha acarreta não apenas acidentes, como atrapalha a operação, já que os articulados têm que acessar a pista de rolamento e retornar para a calha”.
🚨🔵Caminhão do Exército Brasileiro (5 TON PQD) matou um cidadão na pista exclusiva do BRT Transbrasil.Segundo a Mobi-Rio @brtmobirio , a pista é exclusiva para os ônibus articulados e o motorista cometeu uma infração ao utilizá-la.
➡️Um homem morreu após ser atropelado por um… pic.twitter.com/83iG9GHva6
— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) May 2, 2024