Ferroviários de São Paulo aprovam greve contra privatização de linhas da CPTM

Os ferroviários de São Paulo decidiram entrar em greve a partir da madrugada da próxima terça-feira (25) para quarta-feira (26), em protesto contra a privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A decisão foi tomada em assembleia, realizada na noite desta quinta-feira (20).

A paralisação afetará as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Os ferroviários anunciaram que, caso ocorram demissões devido à greve, ela continuará e não será encerrada até que o governo atenda suas reivindicações.

Segundo a CPTM, mais de 4,6 milhões de pessoas vivem nas regiões atendidas pelas três linhas que estão sendo privatizadas, abrangendo áreas da zona leste de São Paulo, além de Mogi das Cruzes, Suzano e Guarulhos.

Além da greve, os trabalhadores da CPTM também aprovaram a formação de uma comissão de negociação e um ato público marcado para o dia 25 de março, às 9h, em frente à B3 (Bolsa de Valores) em São Paulo. O sindicato dos ferroviários deixou claro que o movimento só terminará quando o leilão for cancelado, exigindo garantia por escrito do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Leilão de concessão

Na próxima semana, o governador Tarcísio de Freitas deverá realizar o leilão de concessão das três linhas da CPTM. O projeto prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos, com novas estações e melhorias na infraestrutura, como a eliminação de passagens em nível e redução no tempo de espera entre os trens.

Entre as melhorias, está o alongamento da linha 11-Coral, que ganhará 4 km e quatro novas estações, além da extensão da linha 12-Safira, com 2,7 km e duas novas estações. Já a linha 13-Jade será ampliada em 15,6 km, com seis novas estações, chegando até Bonsucesso e Gabriela Mistral.

A iniciativa também inclui a construção de oito novas estações e reformas em outras 24. A proposta do governo paulista promete integrações entre as linhas 13-Jade da CPTM e 2-Verde do metrô, além de melhorias na segurança.

Segundo a SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos), três grupos estudam o empreendimento, além de grandes operadoras do setor ferroviário.

Investigação das linhas privadas

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM já são operadas pela ViaMobilidade, da iniciativa privada. Essas linhas foram alvo de investigação pelo Ministério Público de São Paulo devido a seguidas falhas e acidentes.

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