Serasa Experian se consolida como datatech e eleva eficiência de serviços

Se, no passado, quando a pessoa quitava uma dívida, ela aguardava dias para ter o CPF liberado para novas compras a prazo, hoje o processo pode ser feito em segundos. Ao reunir tecnologia e inteligência de dados, a Serasa Experian é capaz de promover a baixa da negativação em tempo real, o que atualiza de maneira imediata do Score do consumidor. Além de contribuir para otimizar os serviços de parceiros, o “Score em Tempo Real” pode antecipar a injeção de até R$ 13 bilhões na economia brasileira em 2025, de acordo com projeção da companhia.

Iniciativas como essa traduzem o processo gradativo de transformação da Serasa Experian de birô de crédito à maior datatech do segmento no país. ​”Ao longo da última década, deixamos de operar em um modelo tradicional, focado na coleta e armazenamento de dados financeiros, para promover uma abordagem mais ampla, baseada em inteligência analítica e tecnologias avançadas”, afirma Pedro Braga, diretor de Decisioning e Advanced Analytics na Serasa Experian.

Inteligência artificial

Há alguns anos, a Serasa Experian começou a implementar de maneira gradativa a Inteligência Artificial (IA) nos seus processos de análise. Esse avanço coloca a empresa na vanguarda tecnológica do setor, uma vez que a utilização da IA mudou a forma como a análise de crédito é feita: se antes o processo se baseava principalmente no histórico financeiro do consumidor, hoje os modelos preditivos consideram o cruzamento de diversos fatores como padrões de pagamento, hábitos de consumo e indicadores macroeconômicos para otimizar o processo e realizar análises mais assertivas.

Um banco que usa a IA da Serasa, por exemplo, pode oferecer um limite de crédito adequado ao perfil de cada cliente, ajustando as taxas de juros conforme o risco identificado. “Além disso, pequenas empresas ou consumidores com histórico de crédito limitado podem ser analisados de maneira mais justa, com base em dados alternativos, como comportamento de pagamento de contas recorrentes”, pontua o executivo.

Outra frente liderada pela companhia que propõe uma nova dinâmica para o mercado são as ferramentas que permitem a prevenção de fraudes. Por meio de machine learning, os sistemas são capazes de identificar padrões suspeitos em tempo real, bloqueando transações fraudulentas. “A tecnologia é especialmente relevante para bancos, fintechs e empresas de e-commerce, que precisam garantir segurança sem comprometer a experiência do cliente legítimo”, diz Braga.

Adoção em massa

Hoje, empresas de todos os setores que utilizam plataformas da companhia já se beneficiam do auxílio de IA. Na prática, executivos e analistas contam com apoio da tecnologia para aprimorar as experiências do cliente, testar e lançar iniciativas rapidamente, aumentar a produtividade, promover a colaboração – entre outras funções. 

O acesso à tecnologia não só otimiza o processo de fintechs, bancos e pequenas empresas,  como contribui para melhorar a tomada de decisão. “Hoje, 63% dos líderes tomam as melhores decisões quando aplicam análise de IA aos dados, de acordo com dados do nosso último levantamento”, diz Braga.

Ferramenta premiada

As soluções seguem sendo aperfeiçoadas à medida que ganham novas abordagens. Uma novidade no Brasil é o Experian Assistant, ferramenta deIA generativa da Experian desenvolvida no exterior e recém-incorporada ao ecossistema empresa no país. O assistente virtualatua como um especialista em dados 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que ajuda instituições financeiras a reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento de modelos.

Bem-recebida no exterior, a ferramenta ganhou o BIG Innovation Award de 2025 –  que representa o auge da conquista em inovação – na categoria Produtos de Serviços Financeiros. “O prêmio celebra a inovação excepcional e o valor que o recurso leva aos clientes, stakeholders e comunidades”, pontua Braga.

Mais informações sobre as soluções da Serasa Experian podem ser acessadas no site.

The post Serasa Experian se consolida como datatech e eleva eficiência de serviços appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.