Vereadores de São Paulo aprovam a privatização da Sabesp

Sabesp. Foto: Ronaldo Silva/Ato Press/Estadão Conteúdo

O projeto que propõe a privatização da Sabesp em São Paulo foi aprovado na noite desta quinta-feira (2) pelo congresso de comissões da Câmara Municipal. A sessão foi marcada por manifestações e tumulto.

Na votação, o projeto teve 35 votos a favor e 17 contra.

Na primeira votação, em 17 de abril, a privatização foi aprovada com 36 votos a favor e 18 contra.

O projeto de lei já havia passado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em dezembro de 2023, onde foi aprovado pelos deputados estaduais, e sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A sessão plenária desta quinta, que começou às 15h, foi marcada por manifestações pró e contra a privatização. Durante a discussão, dois manifestantes contrários ao projeto foram retirados pela Guarda Civil Municipal a pedido do presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil).

Aproximadamente 400 manifestantes protestam em frente à Casa Legislativa depois de serem impedidos de entrar na sessão — Caroline Oliveira/Brasil de Fato.

Cerca de 400 manifestantes contrários à privatização reuniram-se na Câmara Municipal para protestar, sob o sol da capital paulistana. Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada em 15 de abril revelou que 61% dos habitantes de São Paulo se opõem à privatização. Por outro lado, 29% dos entrevistados se mostram a favor da privatização.

Se a Sabesp for privatizada, os trabalhadores podem ser significativamente afetados, assim como aconteceu com a Enel, que enfrenta escassez de mão de obra. Devido à preparação para o processo de privatização, a Sabesp não realiza concursos públicos há bastante tempo, resultando na redução de 24 mil funcionários para 10 mil até o final deste ano.

A falta de saneamento básico representa um risco para a saúde pública, pois pode provocar doenças como diarreia, cólera, hepatite A e leptospirose, que podem ser letais.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.