Fintech do grupo ifood integra serviços financeiros à gestão de empresas

As finanças incorporadas, ou “embedded finance”, avançam no mercado ao integrar serviços financeiros em plataformas e aplicativos de empresas não financeiras. Essa inovação permite que negócios de qualquer setor ou tamanho aprimorem a experiência de seus clientes, oferecendo soluções financeiras personalizadas.    

A Zoop, fintech do grupo iFood, é uma das maiores desenvolvedoras de soluções nesse campo, com fornecimento de plataforma de pagamentos white label (sem marca) e unificadora de serviços financeiros. “Muitas vezes, as empresas olham para aquele volume transacional realizado em sua plataforma, mas não participam dele.  Elas têm como construir suas próprias camadas de serviços financeiros com vantagens e diferenciais exclusivos”, explica Jayme Canhada, Head Comercial da Zoop.

Ecossistema

Canhada fez a apresentação “Embedded finance: pagamento como diferencial competitivo”, nesta segunda (24), durante o ERP Summit, realizado em São Paulo, e explicou que, na prática, o conceito é um passo para o futuro dos serviços financeiros, como pagamentos, banking e crédito sendo realizados no ecossistema de cada empresa, fora do sistema bancário.

“Os ERPs (sistema de gestão empresarial) das empresas são os canais onde elas confiam suas operações. Mas elas também podem construir soluções de pagamentos personalizadas, com tecnologia de ponta e inovação”, explica Canhada.

“A gente quer trabalhar justamente com esses parceiros que têm informação transacional do cliente e já possuem um canal de distribuição. Essas plataformas de gestão têm todas as informações daquela empresa na ponta”, destaca.

O especialista explica que isso é uma oportunidade dessas companhias construírem plataformas de pagamento white label e atender seu ecossistema. “E na medida que elas entram em contas a pagar e receber do cliente, faz sentido criar uma conta digital para essas mesmas organizações. Daí a empresa pode gerar novas oportunidades de receita, e começar a construir produtos financeiros para potencializar seu negócio”, expõe.

Hoje, os ERPs são tão específicos para cada setor, que Jayme Canhada vê facilidade deles se aprofundarem nos serviços financeiros. “O embebed finance começa com pagamentos e permite uma visão holística do fluxo de caixa. Esse fluxo de dinheiro não precisa ser liquidado no banco”, afirma.

“A gente está falando em maximizar o ERP”, acrescenta. Entre as empresas de segmento de ERP que a Zoop atende estão a Sami Sistemas, iClinic, Sponte, MFIT| Personal, entre outras.

Tecnologia e personalização

Segundo o especialista, o embedded finance incorpora tecnologia de ponta, conformidade jurídica e regulatória e personalização de acordo com as necessidades de cada empresa. Ele explica que uma boa estrutura de embedded finance tem que gerar valor agregado e otimizar processos. Para isso, é fundamental criar um ambiente integrado sem fricções, para fortalecer laços. “Ter uma estratégia clara também vai definir o sucesso do negócio”, ressalta. Jayme Canhada vê ganhos também das empresas no lado de retenção de clientes.

Ele ainda destaca que a digitalização dos meios de pagamento, como Pix, carteiras digitais e por aproximação, está redefinindo a realidade do varejo no Brasil e no mundo, permitindo que plataformas que tenham experiências integradas multipliquem seus negócios com o embedded finance.

Para Jayme Canhada, a desmaterialização dos terminais tradicionais de pagamento e a convergência para o aparelho móvel é um caminho sem volta. Segundo uma pesquisa feita pela Zoop em parceria com a PiniOn, 50% dos brasileiros já realizaram pagamentos utilizando o celular como máquina de cartão. Outra pesquisa da empresa aponta que 72% dos brasileiros preferem pagar usando a tecnologia de aproximação, sendo a opção amplamente aceita em todas as faixas etárias.

Cases

Canhada avalia que a escolha do método de pagamento pode influenciar diretamente a satisfação e a lealdade do cliente, sendo que os métodos rápidos, com garantias de segurança, proteção contra fraudes e variedade na forma de realizar o pagamento são a chave do sucesso das empresas interessadas em integrar serviços financeiros aos seus negócios.

A Zoop desenvolveu uma solução tap to pay (pagamento por aproximação) no Brasil, que habilita qualquer estabelecimento comercial ou prestador de serviço a receber pagamentos em cartão com uso de um aparelho celular (smartphone), com a empresa utilizando a sua própria marca personalizada na tecnologia. O Nubank disponibilizou essa inovação para seus clientes PJ.

Na Olist, unicórnio que atua no segmento de tecnologia para varejo de aceleração de vendas, a Zoop integrou soluções de adquirência, link de pagamento e pagamento por aproximação diretamente na plataforma da empresa. Com isso, foi criada uma camada de serviços financeiros que organiza o fluxo de caixa e suporta os empreendedores com informações relevantes de vendas.

O Instituto Mix de Cursos Profissionalizantes tem a plataforma ImPay, desenvolvida pela Zoop, para intermediação de pagamentos de forma customizada de franqueados, permitindo maior controle das operações financeiras, facilitando as formas de pagamento e diminuindo a inadimplência e os custos.

Canhada destaca ainda que a infraestrutura de pagamento personalizada é escalável e pode ser alinhada com a preferência dos clientes.

The post Fintech do grupo ifood integra serviços financeiros à gestão de empresas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.