Foguete de Musk causou espiral misteriosa no céu, dizem especialistas

Espiral brilhante fotografada no céu da Inglaterra. Foto: Reprodução

Uma grande espiral brilhante que surgiu no céu na noite de segunda-feira (24) deixou moradores do Reino Unido e de outros lugares da Europa intrigados. Meteorologistas afirmam que o fenômeno foi causado pelo lançamento de um foguete da SpaceX, empresa espacial do bilionário Elon Musk, nos Estados Unidos.

De acordo com a Met Office, agência britânica de meteorologia, a espiral provavelmente foi gerada por uma coluna de combustível congelado do escapamento do foguete, que refletiu a luz do sol e pareceu girar na atmosfera. A forma semelhante a uma nuvem ficou visível por vários minutos antes de desaparecer.

O lançamento do foguete Falcon 9 ocorreu por volta das 13h50, horário local, na Flórida, em uma missão secreta do governo dos EUA. O Falcon 9 é um foguete reutilizável. Após o lançamento, a primeira parte do foguete leva a carga útil (como um satélite) para o espaço e então retorna à Terra, enquanto a segunda continua levando o satélite para a órbita correta.

Foguete Falcon 9 da SpaceX. Foto: Aubrey Gemignani/NASA via Getty Images

Moradores de várias regiões do Reino Unido relataram ter visto uma espiral luminosa no céu. O astrônomo Allan Trow avistou o fenômeno no País de Gales por volta das 20h e disse à BBC que já tinha presenciado algo parecido há cerca de quatro anos, mas ressaltou que aparições assim são raras. Ele acredita que a origem mais provável seja um foguete.

Já Steven Hall, que vive na zona rural de Suffolk, disse que viu o brilho enquanto tirava suas lixeiras de casa. “Parecia uma enorme roda-gigante, como se tivesse sua própria atmosfera. Cheguei a pensar: isso é um OVNI?”.

Em Stockport, Sonia observava o céu com seu telescópio quando notou o que descreveu como “uma galáxia giratória se movendo pelo céu”.

O fenômeno foi visto até por pessoas que estavam a mais de 300 km de distância.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.