Câmara de Blumenau arquiva projeto que criaria 7 cargos comissionados

A Câmara de Blumenau decidiu arquivar o Projeto de Resolução 635/2025, que previa a criação de sete novos cargos comissionados e a extinção de um na estrutura da Casa.

A decisão foi anunciada na sessão ordinária de terça-feira, 25, após um entendimento conjunto entre os vereadores da Mesa Diretora. Com o arquivamento, o projeto não será mais votado.

A retirada da proposta da pauta foi justificada pela necessidade de economia de recursos públicos, considerando o impacto financeiro que a criação dos cargos poderia gerar.

A medida foi anunciada em plenário, reforçando o compromisso dos vereadores com a gestão responsável dos recursos da Câmara de Blumenau.

Além do arquivamento do projeto, os parlamentares aprovaram três projetos de lei em redação final, um projeto de lei, um projeto de resolução e um projeto de decreto legislativo em segunda votação.

Frente Parlamentar em defesa da causa animal

Entre os projetos aprovados, destaca-se a criação da Frente Parlamentar em defesa da causa animal, proposta pelos vereadores Jean Volpato (PT), Cristiane Loureiro (Podemos) e Bruno Cunha (Cidadania).

O grupo terá como foco debater políticas públicas relacionadas a zoonoses, combate ao abandono e bem-estar animal.

Durante a discussão, Jean Volpato destacou a importância do projeto.

“É preciso fazer esse debate de forma ampla e a Câmara de Blumenau vai dar um exemplo para o estado de Santa Catarina. Esse grupo de trabalho contará com a articulação de outros vereadores sensíveis à causa”, afirmou.

O próximo passo será a indicação dos integrantes e a definição da primeira reunião.

Tribuna Livre na Câmara de Blumenau debate saúde e empreendedorismo

A sessão também contou com a participação do médico coloproctologista Dr. Guilherme Buchen, que utilizou a Tribuna Livre para falar sobre a prevenção ao câncer colorretal dentro da campanha Março Azul.

Ele ressaltou que esse é o segundo tipo de câncer mais frequente na população, mas que pode ser prevenido com exames regulares.

“Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95%”, enfatizou. O médico defendeu políticas públicas que garantam acesso à colonoscopia, exame essencial para a detecção precoce da doença.

Leia também:

  • Por unanimidade do STF , Bolsonaro e 7 aliados se tornam réus por tentativa de golpe de Estado

Já o presidente da AMPE Blumenau, Demócrates Schmidt, falou sobre os 41 anos da entidade, relembrando sua fundação após a enchente de 1983 e destacando o papel da associação no fortalecimento do empreendedorismo local.

Ele também divulgou a Semana de Atividades comemorativas, que inclui o jantar de posse da nova diretoria e o lançamento do livro AMPE Blumenau: 40 anos de Empreendedorismo Empresarial.

 

O post Câmara de Blumenau arquiva projeto que criaria 7 cargos comissionados apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.