Pesquisa atualiza cenário de assédio sexual e moral contra mulheres jornalistas do DF

O Coletivo de Mulheres Jornalistas do DF lançou em 22/3 uma nova edição da pesquisa sobre o assédio moral e sexual e condições de trabalho em redações e assessorias de comunicação. O objetivo é atualizar dados sobre a realidade enfrentada por mulheres jornalistas no DF, com foco em segurança, assédio e ambiente laboral. Apesar do recorte regional, jornalistas de todo o País podem participar, indicando sua localidade. O formulário estará disponível para respostas até 30 de junho.

A primeira edição da pesquisa, realizada em 2016, revelou dados alarmantes: 77,9% das 535 participantes relataram ter sofrido assédio moral por colegas ou chefes, enquanto 78,5% enfrentaram atitudes machistas durante entrevistas. Em 2019, novo levantamento mostrou que 73% das participantes haviam sido assediadas por superiores, 44,3% por colegas e 32,2% por entrevistados.

Os dados reforçam a urgência de combater práticas abusivas e promover ambientes de trabalho mais seguros e igualitários. A edição atual da pesquisa busca não apenas atualizar esses números, mas também ampliar a discussão sobre os desafios enfrentados por mulheres no jornalismo, reforçando a luta por respeito e equidade na profissão.

  • Leia também: Conheça os vencedores do 1º Prêmio Poder de Jornalismo Janio de Freitas

The post Pesquisa atualiza cenário de assédio sexual e moral contra mulheres jornalistas do DF appeared first on Portal dos Jornalistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.