Prevenção Anvisa suspende creme dental Colgate Total Clean Mint por 90 dias Produto será investigado por possíveis reações adversas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (27) a suspensão temporária de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint. A decisão, válida por 90 dias, tem caráter preventivo e busca garantir a segurança da população após relatos de reações adversas associadas ao produto, que substituiu a linha Total 12 da marca.

Apesar da suspensão, não há determinação de recolhimento. Durante o período de investigação, o produto deve ser separado e não exposto para consumo ou venda. A medida permanecerá em vigor até que a segurança da fórmula seja comprovada.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Possíveis Reações e Investigação

De acordo com a Anvisa, um dos principais suspeitos das reações adversas é a presença de fluoreto de estanho na composição do creme dental. Entre os efeitos relatados pelos consumidores estão:

  • Lesões bucais
  • Sensações dolorosas
  • Sensação de queimação ou ardência
  • Inflamação gengival
  • Edema labial

A agência alerta que esses sintomas podem comprometer significativamente a qualidade de vida, levando a custos médicos, afastamento do trabalho e dificuldades na alimentação e comunicação.

Orientações ao Consumidor

A Anvisa orienta que consumidores que possuam o creme dental verifiquem a embalagem para identificar se há a substância “fluoreto estanoso” na composição. O número do processo na Anvisa é 25351.159395/2024-82.

Além disso, qualquer reação adversa deve ser comunicada imediatamente por meio dos canais de notificação Limesurvey e e-Notivisa.

Posicionamento da Colgate e Notificação do Procon

Até o momento, a Colgate não se manifestou sobre o caso. A Agência Brasil tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno. O Procon-SP notificou a fabricante para esclarecer as providências adotadas diante da suspensão e fornecer informações sobre os lotes afetados e orientações aos consumidores.

Reações em Produtos Dentários

Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), as substâncias utilizadas em cremes dentais são aprovadas pela Anvisa, e reações adversas são incomuns. Estudos indicam que a sensibilidade pode estar relacionada a agentes flavorizantes ou ao detergente aniônico lauril sulfato de sódio.

O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp, esclarece que algumas marcas substituíram o fluoreto de sódio pelo fluoreto estanhoso, mas as reações relatadas não podem ser atribuídas diretamente ao íon flúor, presente em ambas as formulações.

Caso ocorra qualquer sintoma adverso, a recomendação é interromper imediatamente o uso do produto.

Leia também | Conheça as acusações que tornaram Bolsonaro réu no STF

Justiça Conheça as acusações que tornaram Bolsonaro réu no STF

The post Prevenção Anvisa suspende creme dental Colgate Total Clean Mint por 90 dias Produto será investigado por possíveis reações adversas first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.