Eduardo Bolsonaro será julgado no STF mesmo após fuga para os EUA

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, em 2019. Foto: Jorge William/Agência O Globo

Mesmo após sua fuga para os Estados Unidos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte voltará a julgar um recurso do parlamentar licenciado na próxima sexta (4).

Segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, o Supremo vai analisar um recurso de Eduardo no processo por danos morais movido pela jornalista Patrícia Campos Mello. O parlamentar já foi condenado em todas as instâncias.

A indenização é de R$ 88 mil e o julgamento foi interrompido em 19 de fevereiro, após um pedido de vista do ministro André Mendonça. Até o momento dois magistrados votaram contra o deputado: Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

O caso será analisado no plenário virtual e se estenderá até o dia 11 de abril. Eduardo foi alvo da ação após dizer, em live do canal do bolsonarista Allan dos Santos, em 2020, que a jornalista “tentava seduzir fontes para obter informações prejudiciais a Jair Bolsonaro”.

A jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo. Foto: Reprodução

A fala ainda foi replicada nas redes sociais do deputado. No recurso apresentado ao Supremo, Eduardo tenta se livrar da condenação alegando imunidade parlamentar.

Em outubro passado, o juiz Luiz Gustavo Esteves, da 11ª Vara Cível de São Paulo, determinou a penhora de R$ 88,9 mil das contas de Eduardo, que não pagou a indenização à jornalista no prazo estabelecido pela Justiça.

A acusação do deputado contra a jornalista teve como base o depoimento de Hans River, ex-funcionário da empresa Yacows, à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), em fevereiro de 2020. Ele disse que Patrícia Campos Melo fazia insinuações sexuais para obter informações sobre o disparo ilegal de mensagens no WhatsApp durante a campanha eleitoral de 2018.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.