Se alguém passa uma temporada comigo e não evolui, sinto que falhei, diz Bernardinho

Bernardinho

O técnico Bernardinho, ícone do voleibol, afirma que o grande desafio hoje é compreender como absorver conhecimento e aplicá-lo na vida cotidiana.

“Para mim, o foco da atenção neste momento é entender como podemos aprender de maneira eficiente. Antes, dizia aos meus alunos para lerem mais, mas atualmente o conteúdo está em diversas plataformas. Então, o importante é consumir informações relevantes para liderança e empreendedorismo, por exemplo”, comentou, durante episódio especial do programa Stock Pickers, apresentado por Lucas Collazo e Henrique Esteter.

Bernardinho ressalta que sua missão é capacitar pessoas e contribuir para o crescimento delas.

“Se alguém passa uma temporada comigo e não evolui, sinto que falhei. Meu propósito de vida é desenvolver talentos.”

— Técnico Bernardinho

Para ele, vencer e perder são consequências naturais da preparação, mas o verdadeiro fracasso é não evoluir.

Método

Inspirado pelo método do ex-militar americano David Goggins, que testou os limites da resistência humana, Bernardinho reforça que seu objetivo é treinar não apenas o físico, mas também a mente. Ele já promoveu dinâmicas na PUC-Rio, onde leciona, desafiando seus alunos a se apresentarem como candidatos a integrar seu time.

“Pergunto sempre: qual seu ponto forte? O que você agrega ao time? E o que precisa melhorar? A resposta recorrente dos jovens é a falta de disciplina e resiliência.”

— Técnico Bernardinho

Leia mais:

Um fracasso não define quem você é, diz o eterno capitão da Seleção Cafu

João Fonseca renova o orgulho de ser brasileiro: nas quadras e fora delas

Para o treinador, a disciplina é um hábito treinável, e criar pequenas rotinas pode fazer toda a diferença.

“Algo simples como arrumar a cama ao acordar gera um efeito positivo. Se um dia você não faz isso, sente que algo ficou incompleto. Pequenos hábitos criam uma estrutura que leva ao crescimento.”

— Técnico Bernardinho

Além disso, ele defende a conexão entre atividade física e desempenho cognitivo: “A prática esportiva ensina a lidar com desafios. Quando se sai da zona de conforto, cria-se um novo limite. No aprendizado, o processo é o mesmo: ampliar constantemente as capacidades, seja na leitura, nos negócios ou na vida.”

The post Se alguém passa uma temporada comigo e não evolui, sinto que falhei, diz Bernardinho appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.