Lula deve se reunir com Zelensky para tratar fim da guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky – Foto: Reprodução

Nesta semana, o presidente Lula (PT) deve conversar com Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, para discutir possíveis caminhos de paz no conflito entre Rússia e Ucrânia. A informação foi confirmada pelo próprio petista e por auxiliares do governo brasileiro, que destacam a intenção do chefe de Estado de atuar como mediador entre os dois países.

A conversa entre Lula e Zelensky deve ocorrer antes da viagem do presidente brasileiro à Rússia, marcada para 9 de maio. Lula foi convidado por Vladimir Putin para participar das comemorações dos 80 anos da vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, em Moscou. A guerra na Ucrânia deve ser um dos principais temas da agenda bilateral.

Após a visita à Rússia, o presidente seguirá para a China, onde participará de um encontro com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reunião acontece sob liderança do presidente chinês Xi Jinping, que busca ampliar a cooperação com países da América Latina em áreas como comércio e infraestrutura.

Durante declaração feita no sábado (29), Lula afirmou: “Eu pretendo ir à Rússia no dia 9 de maio para a comemoração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, depois vou à China fazer uma reunião com a Celac e em todos esses fóruns eu vou tentar discutir a questão da paz”.

O presidente tem adotado um discurso de neutralidade sobre o conflito no leste europeu e vem insistindo na construção de um grupo de países que atuem pela negociação entre as partes.

A conversa com Zelensky será uma oportunidade para reforçar essa proposta diretamente com o governo ucraniano.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.