Governo Lula enviará mensagem a celulares roubados e cobrará entrega imediata

Lula: presidente anunciou nova fase do programa Celular Seguro, que vai enviar mensagens via WhatsApp a celulares roubados exigindo devolução às autoridades – Foto: Reprodução

O governo Lula (PT) começará a enviar mensagens via WhatsApp para celulares furtados ou roubados que forem ativados com um novo chip. A ação, que começa já nesta semana, marca uma nova fase do programa Celular Seguro, criado para combater o roubo de celulares no país. A notificação será enviada assim que o aparelho for detectado com uma nova linha telefônica ativa.

O sistema vai além do bloqueio da linha telefônica e dos aplicativos bancários. Agora, será possível identificar o portador do celular roubado e alertá-lo com uma mensagem direta. O texto da notificação informará que, se o aparelho não for entregue na delegacia mais próxima, o usuário poderá responder por crimes como furto, roubo, receptação ou associação criminosa.

Essa funcionalidade se tornou possível graças à parceria entre a Anatel e as operadoras de telefonia móvel. O programa utiliza o código IMEI do aparelho — uma espécie de número de identificação único — para rastrear e detectar mudanças de chip. Assim, o sistema consegue agir automaticamente ao identificar que um celular roubado foi reativado.

Celulares recuperados pela Polícia Civil durante operação contra receptação em São Paulo; itens haviam sido furtados ou roubados e seriam revendidos ilegalmente – Foto: Reprodução

O Celular Seguro foi lançado originalmente em dezembro de 2023, mas teve baixa adesão. Agora, o governo relança o programa com mudanças importantes. Segundo técnicos, o nome foi mantido, mas a estrutura e as funções foram reformuladas para oferecer maior eficiência no combate ao roubo de celulares.

O próprio presidente Lula reforçou a importância da medida ao declarar recentemente que “não permitirá que o Brasil se torne uma ‘República de ladrões de celular’”.

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), comandada por Sidônio Palmeira, já preparou uma campanha para divulgar as novas ações do governo relacionadas ao programa.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.