Trump diz que está “muito irritado” com Putin e ameaça sanções petrolíferas

(Bloomberg) — Donald Trump afirma estar “bravo” com o presidente russo, Vladimir Putin, e que consideraria impor “tarifas secundárias” sobre o petróleo russo caso um cessar-fogo com a Ucrânia não fosse alcançado, informou a NBC News.

Trump declarou estar “muito irritado” com os comentários recentes de Putin, que sugeriram formas de instalar uma nova liderança na Ucrânia e afastar o presidente Volodymyr Zelenskiy. A informação foi divulgada pela NBC, que citou uma entrevista por telefone com Trump neste domingo (30).

“Fiquei furioso com isso. Mas, se um acordo não for feito e eu considerar que a Rússia foi a culpada, aplicarei sanções secundárias contra o país”, disse Trump. Ele também afirmou à NBC que pretende conversar com Putin ainda nesta semana.

Putin vem testando Trump para avaliar até que ponto pode pressionar a Europa a aliviar as sanções contra a Rússia. Trump retratou sua ameaça como uma estratégia de negociação.

“Se a Rússia e eu não chegarmos a um acordo para interromper o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu considerar que a culpa foi da Rússia – o que pode não ser o caso –, então aplicarei tarifas secundárias sobre todo o petróleo russo exportado”, afirmou.

“Isso significaria que, se você comprar petróleo da Rússia, não poderá fazer negócios nos Estados Unidos. Haverá uma tarifa de 25% sobre todo o petróleo russo, podendo variar entre 25 e 50 pontos percentuais”, acrescentou.

Embora a Ucrânia tenha afirmado que respeitaria imediatamente um cessar-fogo, o Kremlin surpreendeu a Casa Branca ao condicionar sua participação à remoção de sanções contra o Banco Agrícola Russo (RSHB) e outras instituições financeiras envolvidas no comércio exterior de alimentos e fertilizantes.

Após três dias de negociações na Arábia Saudita na semana passada, os Estados Unidos anunciaram na terça-feira (25) que Ucrânia e Rússia concordaram com a trégua no Mar Negro como um próximo passo nos esforços de Trump para encerrar a guerra, após ambas as partes aceitarem uma suspensão de 30 dias nos ataques à infraestrutura energética.

Na segunda-feira, Trump pareceu adotar uma nova estratégia de política econômica ao ameaçar países que compram petróleo da Venezuela com o que chamou de “tarifas secundárias” para restringir o comércio de petróleo venezuelano com outras nações.

The post Trump diz que está “muito irritado” com Putin e ameaça sanções petrolíferas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.