A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint, anunciada no dia 27, após recurso apresentado pela fabricante. No entanto, a agência mantém um alerta sobre possíveis reações adversas associadas ao uso de cremes dentais contendo fluoreto de estanho.
De acordo com a Anvisa, relatos de consumidores indicam que a substância, apesar de seus benefícios anticárie e antimicrobianos, pode causar efeitos indesejáveis, como:
- Lesões orais (aftas, feridas e bolhas)
- Irritações na língua e gengivas
- Sensações de ardência, queimação ou dormência na boca
- Inchaço nos lábios, amígdalas e mucosa oral
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Diante disso, a agência recomenda que os consumidores interrompam o uso caso percebam sinais de irritação e busquem orientação médica se o desconforto persistir. Profissionais de saúde também devem monitorar sintomas em seus pacientes e sugerir alternativas para indivíduos sensíveis.
Apesar da suspensão da interdição, a Anvisa seguirá acompanhando o caso, analisando a segurança do produto e monitorando novas notificações. Em nota, a Colgate declarou que o produto não apresenta riscos à saúde, mas reconhece que algumas pessoas podem ser sensíveis a certos ingredientes e reforçou sua colaboração com as autoridades sanitárias.
Leia também | Mianmar e Tailândia buscam por sobreviventes do terremoto
The post Saúde Anvisa suspende interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint, mas mantém alerta sanitário Agência orienta consumidores a ficarem atentos a reações adversas e reforça necessidade de notificação de efeitos colaterais first appeared on Portal Terra da Luz.