Com sete casos de dengue em 2025, Timbó reforça ações de combate

Timbó registrou sete casos de dengue nos primeiros meses de 2025, acendendo um alerta para a necessidade de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Os casos foram confirmados nos bairros Pomeranos, Tiroleses, Araponguinhas, Vila Germer, Imigrantes e Quintino.

Diante do avanço da doença, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância de eliminar criadouros do mosquito e buscar atendimento médico ao apresentar sintomas.

A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti infectada e pode causar febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, além de náuseas e manchas na pele. Nos casos mais graves, pode evoluir para formas hemorrágicas.

Os casos de dengue confirmados neste ano foram distribuídos da seguinte forma: dois em janeiro, um em fevereiro e quatro em março.

A Vigilância Epidemiológica acompanha a situação e alerta que o combate ao mosquito depende do esforço coletivo, com ações simples, como evitar água parada em recipientes, manter caixas d’água bem tampadas e eliminar possíveis criadouros.

Além da dengue, Timbó investiga casos de febre do Oropouche, uma doença viral que também causa febre e sintomas semelhantes.

Entre janeiro e fevereiro, 22 amostras foram enviadas para análise, com 17 resultados negativos e cinco ainda em processamento.

O município pode encaminhar até oito amostras por semana para exames conforme orientação da Secretaria de Saúde do Estado.

A população deve ficar atenta a sintomas como febre repentina, dores no corpo e nas articulações, cansaço extremo e manchas na pele.

Leia também:

  • DNIT entrega novo viaduto na BR-470 em Blumenau

Quem apresentar esses sinais e tiver visitado locais com transmissão da dengue nas últimas duas semanas deve procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Para mais informações ou dúvidas, a Vigilância Epidemiológica de Timbó disponibiliza o telefone (47) 3380-7257.

 

O post Com sete casos de dengue em 2025, Timbó reforça ações de combate apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.