Lula tem primeira queda na avaliação negativa nos últimos 5 meses, diz Atlas Intel

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a aprovação de 44,9% dos brasileiros, enquanto 53,6% desaprovam seu governo, segundo pesquisa Latam Pulse, do instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta terça-feira, 1º. Cerca de 1,3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Em comparação com o levantamento de fevereiro, a desaprovação do governo Lula apresentou uma leve redução de 1,2 ponto percentual, caindo de 50,8% para 49,6%, marcando a primeira queda na avaliação negativa nos últimos cinco meses. Já a aprovação se manteve estável, com uma pequena oscilação negativa de 0,8 ponto percentual.

A desaprovação, que vinha subindo consecutivamente desde outubro de 2024 e ultrapassando a aprovação desde novembro do ano passado, apresenta agora uma leve diminuição. A aprovação do governo, no entanto, ainda está aquém das expectativas, com a avaliação positiva permanecendo em torno de 37,4%, uma leve oscilação para baixo em relação a fevereiro.

O percentual de brasileiros que avaliam o governo como regular aumentou de 11,3% para 12,5%. A maior aprovação ainda é registrada no Nordeste, mas houve uma queda em comparação com fevereiro, quando a aprovação era de 57,9%.

Os grupos que mais reprovam o governo incluem os homens, com 57,8% de desaprovação, e cidadãos com renda familiar entre R$ 2.000 e R$ 3.000, com 52,5%.

A maior taxa de desaprovação também é vista entre pessoas com ensino fundamental (57,8%) e moradores das regiões Sudeste (56,1%) e Sul (67,1%). Já a aprovação é mais forte entre mulheres (50,1%), pessoas com ensino superior (58,7%) e moradores do Nordeste (54,1%).

A pesquisa AtlasIntel, que entrevistou 4.659 brasileiros entre os dias 20 e 24 de fevereiro de 2025, revela que, apesar da queda na avaliação negativa, a inflação continua sendo um tema de grande preocupação para a população.

A percepção de inflação foi de 7,4%, com uma leve melhora em relação aos 7,6% de fevereiro. No entanto, 75% dos brasileiros afirmam que suas rendas não acompanham o aumento dos preços, e 86,6% consideram a inflação uma grande preocupação pessoal.

A criminalidade e a corrupção seguem como as principais preocupações dos brasileiros, com 54% e 50,8% dos entrevistados, respectivamente, destacando esses temas. A avaliação da segurança pública também continua negativa, com 52% dos respondentes considerando a atuação do governo insatisfatória, enquanto 59% acreditam que o desempenho do governo Bolsonaro foi superior nesse setor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.