Nadadora radicada em JF vai disputar o Mundial escolar na Bósnia

Emanuella 2. Foto Leonardo Costa 1

A nadadora Emanuella Cafra, de 14 anos, chegou nesta terça-feira (1°) na Bósnia, país em que vai participar do Campeonato Mundial escolar pelo Colégio Academia. Ela irá disputar as provas 50 metros borboleta, 50 metros peito e 200 metros livre na classe S2. A adolescente treina no Centro de Referência Paralímpico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o técnico Fábio Antunes, multicampeão paralímpico com o astro Gabrielzinho.

“É minha primeira competição fora do país, nunca imaginei que teria essa oportunidade tão cedo. Estou muito animada e feliz, será uma experiência incrível. Quero buscar os tempos que venho treinando para fazer. Busco sempre evoluir e atingir minhas metas. Ir para essa competição é uma consequência do meu trabalho diário”, diz Emanuella.

Emanuella 3. Foto Arquivo pessoal
Emanuella vai representar o Colégio Academia no Mundial da Bósnia (Foto: Arquivo pessoal)

De BH a JF

Emanuella nadava pelo Minas, de Belo Horizonte, quando conheceu o treinador juiz-forano Fábio Antunes, durante o Campeonato Mineiro de 2023. Após conversas, em que a mãe também participou, a atleta decidiu se mudar para Juiz de Fora com o objetivo de evoluir. “Queria um treino mais específico, porque antes nadava com os atletas sem deficiência. Tenho muita vontade de seguir carreira na natação e vi que o Fábio poderia me ajudar a conquistar os resultados”, conta.

Treinando em Juiz de Fora, a atleta ganhou a companhia de uma de suas referências: Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, que ganhou três ouros nas Paralimpíadas de Paris. “Admiro demais ele, ainda mais agora que encontro todos os dias. Também me inspiro demais na Maria Carolina Santiago, uma das primeiras atletas paralímpicas que conheci”.

Além de treinar, ela estuda no Colégio Academia, e mantém o bom desempenho também fora da piscinas. “A escola se preocupa não apenas com a minha natação, mas também com meu bem-estar. Como sou muito nova, estão sempre ali me apoiando, porque acabo faltando bastante por causa da natação. Sou uma menina que também gosta de ir bem nos estudos”, conta.

Marcas melhores

No ano passado, Emanuella participou do Campeonato Brasileiro e conseguiu melhorar seus tempos. A cada dia, ela busca estar mais focada nos treinamentos. “É importante ter constância, porque a natação exige muito. Se falto um dia, já atrapalho o planejamento do meu técnico. Além disso tento manter uma boa alimentação e um tempo de descanso, que também fazem toda a diferença”, analisa.

Sobre sua deficiência, a nadadora conta que há algumas adaptações. “Nos treinos de piscina, ajustei meu palmar de um jeito que fica melhor no meu braço esquerdo. Na academia, dependendo do exercício, às vezes preciso de algum apoio para não ficar torta, mas, no geral, o treino é o mesmo”.

Emanuella. Foto Leonardo Costa 1
Técnico Fábio Antunes viu talento em Manu, que se mudou para Juiz de Fora (Foto: Leonardo Costa)

Mundial escolar na Bósnia

Na visão do treinador Fábio Antunes, Manuella tem um comportamento de uma pessoa com muita experiência, mesmo com pouca idade. “É muito disciplinada e cresce nas competições. Essa transição e adaptação de cidade tendem a ser difíceis, mas ela leva tudo com leveza e está sempre de alto-astral. Está melhorando a cada competição, isso se deve tanto à idade quanto ao treinamento e a equipe multidisciplinar, com psicólogo, preparador físico e nutricionista”, explica.

Ainda conforme o técnico, o estilo de nado da belo-horizontina se aproxima da natação convencional. “Mas trabalhamos bastante a perna, que contribui bastante. Também nos preocupamos em otimizar o braço que tem mais dificuldade, para que, no somatório, ela esteja sempre nadando mais rápido. Ela já vem conseguindo boas marcas no cenário paralímpico. No Brasileiro Sub-20, que era um dos critérios para convocação, foi muito bem. Hoje, está liderando o ranking no adulto”.

Dessa forma, as expectativas para o Mundial são as melhores possíveis. “É uma competição por índice técnico, então não há medalhas por classe. É uma experiência nova para ela, mas está muito preparada, é uma oportunidade muito legal. Estarei na torcida para que ela conquista o melhor resultado possível”, fala Fábio.

O post Nadadora radicada em JF vai disputar o Mundial escolar na Bósnia apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.