Em meio à tarifa de Trump, mercado vê de estagflação à recessão nos EUA, diz analista

Conteúdo XP

O anúncio a ser feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, sobre o plano de tarifas comerciais recíprocas a todos os países que, segundo o governo americano, impõem barreiras desproporcionais aos produtos dos EUA, será precedido de contas a serem feitas pelos mercados das nações atingidas com as medidas.

Para Rodrigo Sgavioli, head de alocação da XP, que apresentou o programa Morning Call da XP nesta quarta (2), será necessário entender os impactos para as economias no mundo antes de qualquer movimento.

Cautela

“É preciso ainda aguardar a magnitude e amplitude dos efeitos das tarifas”, disse. Por outro lado, ele aponta que já há cautela com a economia americana a partir de números divulgados nos últimos dias nos Estados Unidos.

“Alguns dados vêm trazendo preocupação de que economia pode estar entrando em regime de estagflação”, comentou. Basicamente, isso representa que os EUA passam por uma alta de preços em meio a uma queda da atividade econômica.

“Outro tema que vem bastante à tona (nos EUA), e o Brasil possivelmente está sendo beneficiado, é um possível movimento de rotação, com os investidores reduzindo sua exposição nas principais bolsas de nova York por medo de recessão ou uma correção mais dura da atividade econômica americana”, analisou.

Dólar enfraquecendo

Para ele, grandes investidores globais estão retirando recursos dos Estados Unidos preocupados com a economia do país, destinando investimentos em ações, por exemplo, em mercados como o Brasil.

Sgavioli também comentou sobre a moeda americana, que vem se desvalorizando. “No ano, as perdas já são de mais 8% em relação ao real”, destacou.

O enfraquecimento do dólar de forma global, inclusive nos EUA, é uma visão negativa do mercado às medidas de Trump, complementou.

The post Em meio à tarifa de Trump, mercado vê de estagflação à recessão nos EUA, diz analista appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.