9 ações globais para investir em abril: oportunidades no “Liberation Day” e além

ações bolsa mercado stocks índices gráficos

A incerteza cresce à medida que os mercados globais aguardam o anúncio do pacote de tarifas recíprocas dos Estados Unidos, que será apresentado pelo presidente Donald Trump nesta quarta-feira (2). Antecipando a instabilidade, corretoras e bancos optaram por manter em suas carteiras internacionais de abril empresas com maior qualidade.

Entre 8 casas consultadas pelo InfoMoney, todas mantiveram ações de big techs, instituições financeiras renomadas e companhias do setor de petróleo – segmentos que podem se beneficiar das políticas do presidente conservador.

“A pauta tarifária permanece como principal catalisador para os mercados no curto prazo. Trump já impôs tarifas a diversos países e setores, e pode ampliá-las em abril, elevando a tarifa média norte-americana para mais de 10%”, escreveu a equipe de equity research do BTG Pactual em relatório.

Intitulado “Liberation Day”, o pacote de Trump pode abalar o sistema multilateral de comércio promovido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que garante tratamento igualitário entre os países, além de abalar a confiança nos negócios, segundo especialistas.

Leia mais: “Liberation Day”, o que é e como afeta o Brasil? Saiba tudo sobre as tarifas de Trump

“O uso de tarifas comerciais como ferramenta ignora a interdependência das cadeias de suprimento forjadas ao longo das últimas décadas, e a consequência direta dessas medidas erráticas vêm sendo uma deterioração expressiva no nível de confiança dos consumidores e do ambiente de negócios”, disse Ricardo Peretti, estrategista de ações do Santander, em relatório sobre empresas americanas.

Abaixo, confira as ações internacionais recomendadas por instituições locais para navegar na instabilidade global gerada pelas tarifas recíprocas dos EUA. Foram considerados apenas os papéis mencionados por pelo menos 3 vezes.

Empresa Número de recomendacoes Retorno nos últimos 30 dias
Amazon (AMZO34) 7 -11,49%
Microsoft (MSFT34) 5 -6,30%
Alphabet (GOGL34) 4 -9,93%
Nvidia (NVDC34) 4 -11,12%
Apple (AAPL34) 3 -9,57%
JP Morgan (JPMC34) 3 -8,85%
ExxonMobil (EXXO34) 3 +6,34%
Berkshire Hathaway (BERK34) 3 +2,74%
Alibaba (BABA34) 3 -2,31%
Fontes: XP, BTG Pactual, Empiricus, Santander, Genial, Safra, Terra Investimentos e Itaú BBA.

Amazon (AMZO34)

A tese de investimento na companhia, segundo a equipe de equity research do BTG Pactual, se apoia em três principais pontos: crescimento consistente dos serviços de nuvem do Amazon Web Services (AWS); novas oportunidades de expansão em inteligência artificial (IA) da empresa; e avanço das operações de streaming com o fortalecimento do Amazon Prime.

Microsoft (MSFT34)

Para Peretti, do Santander, a Microsoft é um bom negócio porque “sua margem operacional gera lucro econômico que é sustentado por barreiras de entrada como o forte efeito de rede (grande participação de mercado das suas soluções) e custo de substituição”. Além disso, escreveu em relatório, a empresa “vem acelerando a transformação de negócio de venda tradicional de softwares para assinaturas, o que gera receitas mais recorrentes”.

Alphabet (GOGL34)

Diante do cenário atual, a XP aumentou a exposição nas big techs. A alocação na Alphabet cresceu 2,5% na comparação com o mês anterior. Entre os motivos citados para a aposta na holding do Google estão a posição de destaque nos segmentos de anúncios, geolocalização e pesquisa e vídeo, bem como a entrada na venda de serviços de saúde e de internet.

Nvidia (NVDC34)

O Banco Safra manteve a Nvidia em sua carteira de abril. Segundo a instituição, a big tech está no centro da evolução da IA, com chips de ponta associados ao Capex, e há uma série de catalisadores positivos que podem sustentar o crescimento da companhia neste ano, como lançamentos de produtos em faixas de preço mais altas, por exemplo.

Apple (AAPL34)

A Apple tem 10% de participação na carteira da Terra Investimentos. No relatório de abril, a casa mencionou os serviços e produtos como justificativa para a escolha, como a variedade de software, acessórios, soluções de rede, conteúdo e aplicativos digitais de terceiros. Os mercados atendidos – Américas, Europa, China Maior, Japão e o restante da Ásia-Pacífico – também foram mencionados.

JP Morgan (JPMC34)

A empresa é um bom negócio, segundo o Santander, porque é líder em muitos segmentos de atacado e varejo, e tem uma notável capacidade de cross-sell por ofertar uma variedade de produtos e serviços. “Além disso, com cada vez maior importância da tecnologia para o mundo financeiro, o banco é capaz de investir somas consideráveis neste segmento – o que poucos concorrentes podem replicar – como vem fazendo nos últimos anos”, escreveu a equipe da casa em relatório.

ExxonMobil (EXXO34)

A Genial Investimentos incluiu a multinacional de petróleo e gás dos Estados Unidos na carteira neste mês. A ação tem 20% de peso no portfólio. “Priorizamos empresas mais tradicionais, menos impactadas pelo cenário de incertezas econômicas e guerra tarifária. As escolhas para abril foram guiadas pelos resultados da última temporada de balanços e expectativa de reação positiva dos preços do petróleo nos mercados internacionais”, disse Filipe Villegas, estrategista de ações da casa.

Berkshire Hathaway (BERK34)

A empresa, do megainvestidor Warren Buffett, conta com um grande montante em caixa (mais de US$334 bilhões). “Considerando esses valores e o lucro operacional gerado pelos seus negócios, ainda estaríamos falando de uma ação negociando por menos de 20 vezes seus lucros preço mais do que justo na minha opinião para se tornar sócio de um dos maiores investidores de todos os tempos”, escreveu Enzo Pacheco, analista CFA e CNPI da Empiricus.

Alibaba (BABA34)

A empresa chinesa tem peso de 7,5% na carteira da XP. A holding, segundo a casa, fornece infraestrutura para a internet, comércio eletrônico, serviços financeiros e conteúdo para internet por meio de suas subsidiárias. As principais empresas do grupo são Taobao, TMall, AliExpress, Alibaba, 1688, Alimana, Alibaba Cloud, Cainiao Network e ANT Financial.

Leia também: 7 criptomoedas para investir em abril com as tarifas de Trump

The post 9 ações globais para investir em abril: oportunidades no “Liberation Day” e além appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.