Qual foi a causa da morte de Val Kilmer? O ator de ‘Top Gun’ morreu aos 65 anos

Val Kilmer, um dos atores mais icônicos dos anos 80 e 90, morreu em 1º de abril de 2025, aos 65 anos, em sua casa em Los Angeles. A notícia abalou o mundo do cinema e deixou um enorme vazio entre seus fãs e colegas. Mas além do impacto emocional, muitos se perguntam: qual foi a causa da morte de Val Kilmer?

Val Kilmer enfrentava sérios problemas de saúde há mais de uma década. Em 2014 foi diagnosticado com câncer na garganta, doença que afetou drasticamente sua vida. Ele passou por quimioterapia, cirurgias e uma traqueostomia que o deixou com dificuldades para falar e respirar naturalmente.

Apesar destes obstáculos, Kilmer nunca parou de lutar. Ele ainda colaborou em seu próprio documentário intitulado ‘Val’, lançado em 2021, onde compartilhou gravações pessoais e falou sem filtros sobre sua batalha contra o câncer. Esse filme foi um testemunho íntimo de sua resiliência.

AP

Do que morreu o ator icônico?

A família confirmou que o ator morreu devido a pneumonia. Mercedes Kilmer, sua filha, explicou ao New York Times que a deterioração da sua saúde foi repentina, embora o seu estado geral já fosse delicado há vários anos. “Meu pai sempre lutou muito, até o fim”, comentou no comunicado.

A pneumonia que acabou com sua vida é uma complicação comum em pessoas com histórico de oncologia e problemas respiratórios. Os médicos explicaram que, devido às intervenções anteriores e ao estado da traqueia, o seu corpo não conseguiu combater a infecção pulmonar.

Val Kilmer e Al Pacino participam da leitura ao vivo do 'Mercador de Veneza', de Shakespeare no Walt Disney Concert Hall em 28 de Outubro de 2019 em Los Angeles, Califórnia. (Photo by Amanda Edwards/Getty Images)

Os melhores papéis de Val Kilmer

Val Kilmer será lembrado por muitos papéis icônicos. Um dos mais queridos pelo público foi o piloto “Iceman” de ‘Top Gun’, filme cult onde dividiu a tela com Tom Cruise. Ele também surpreendeu pela interpretação de Jim Morrison em ‘The Doors’ e por ter interpretado o Batman em ‘Batman Forever’.

Nos últimos anos, apesar das consequências físicas, Kilmer teve uma participação breve, mas emocionante, em ‘Top Gun: Maverick’ (2022), onde retomou o papel de “Iceman” graças ao uso de inteligência artificial para recriar sua voz. A cena foi um dos momentos mais aplaudidos do filme.

Val Kilmer

Além da tela, Val Kilmer também era conhecido por seu espírito artístico. Escreveu poesia, pintou e participou de projetos teatrais. Sua vida foi intensa, criativa e muitas vezes marcada por decisões arriscadas, como quando rejeitou papéis que mais tarde se tornaram produtores de sucesso ou confrontou publicamente.

LEIA TAMBÉM:

‘Adolescência’: o poderoso significado do sanduíche e do chocolate quente na série Netflix

A chocante minissérie que acaba de chegar na Netflix e já está impactando o mundo

Val Kilmer, famoso por interpretar Jim Morrison, morre aos 65 anos

O carinho do público tem sido sentido nas redes sociais, onde milhares de pessoas compartilharam cenas, frases e homenagens. Tom Cruise, seu parceiro em ‘Top Gun’, escreveu: “Val era mais que um amigo, ele era um irmão na tela e na vida. Sentirei falta dele todos os dias.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.