Celular Seguro: celular roubado receberá mensagem de alerta; saiba como instalar

Aparelhos roubados cadastrados no programa Celular Seguro receberão uma notificação de alerta via SMS ou WhatsApp após serem religados, mesmo que com outro chip. A novidade será disponibilizada pelo governo federal até sexta-feira (4).

O Celular Seguro é uma iniciativa criada pelo governo federal em 2024, com o objetivo de combater a epidemia de roubos e furtos de celulares no país. O programa permite o bloqueio dos aparelhos cadastrados após serem perdidos ou roubados.

Com a nova funcionalidade, além do bloqueio da linha telefônica e de aplicativos de instituições financeiras, que já ocorre atualmente, serão enviadas mensagens ao novo usuário do celular, mesmo que ele tenha instalado outro chip no aparelho, informando que se trata de um dispositivo roubado.

De acordo com o jornal O Globo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pela gestão do programa “Celular Seguro”, ainda está definindo o conteúdo da mensagem que será enviada, buscando evitar um tom policial.

Caso o novo proprietário não possua a nota fiscal do aparelho, será necessário devolvê-lo às autoridades.

Como instalar o Celular Seguro?

  • Baixe o aplicativo: Na loja de aplicativos do seu celular, procure por “Celular Seguro” e clique para instalá-lo. Após a instalação, o aplicativo estará disponível para uso.
  • Realize o login: Para utilizar o aplicativo, é necessário fazer login por meio do Gov.br. Clique no botão “Entrar com Gov.br” e insira seu CPF e senha.
  • Aceite os Termos de Uso: Ao iniciar o app, você será apresentado aos Termos de Uso e à Política de Privacidade. Clique no botão “Concordo” para prosseguir.
  • Cadastre o celular: Registre o celular que deseja cadastrar no programa. Não há limite de dispositivos, mas é importante que a linha do aparelho esteja vinculada ao seu CPF. Caso contrário, o alerta não será emitido.
  • Adicione pessoas de confiança: Cadastre pessoas de confiança que poderão acionar o sistema em caso de furto ou roubo do seu celular. Essas pessoas terão acesso ao seu aparelho no perfil delas e poderão criar uma ocorrência em seu nome.
  • Registre uma ocorrência: Em caso de roubo, perda ou furto, você ou a pessoa de confiança cadastrada poderá criar uma ocorrência pelo site ou aplicativo. Escolha o aparelho afetado na lista de dispositivos cadastrados e clique no botão “Alerta” para emitir a ocorrência.
  • Guarde o Número de Protocolo: Após emitir a ocorrência, será gerado um Número de Protocolo. É importante guardá-lo, pois ele será necessário para atendimentos posteriores com as instituições parceiras.

The post Celular Seguro: celular roubado receberá mensagem de alerta; saiba como instalar appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.