Futuros de índices dos EUA caem com imposição de tarifa global de 10% por Trump

Os índices dos EUA inverteram a trajetória e caíram acentuadamente após o presidente Donald Trump anunciar que os EUA começarão a impor tarifas de 10% sobre seus parceiros comerciais globais, com dezenas de países que enfrentam os maiores desequilíbrios comerciais sujeitas a taxas significativamente mais altas.

Os futuros que acompanham o Índice S&P 500 e o Índice Nasdaq 100 estavam em queda de 1,5% e 2,3%, respectivamente, às 16h45 em Nova York, impulsionados por perdas em ações de grandes empresas de tecnologia como Nvidia, Tesla, Microsoft e Apple. As ações das companhias aéreas também caíram, com Delta Air Lines, Southwest Airlines e United Airlines Holdings apresentando quedas.

Trump afirmou na quarta-feira que aplicará uma tarifa mínima de 10% sobre todos os exportadores para os EUA. A China enfrentará uma taxa de 34%, enquanto a União Europeia terá uma tarifa de 20% e o Vietnã verá um imposto de 46%.

“Isso foi pior do que os investidores esperavam”, disse Eric Beiley, diretor executivo de gestão de patrimônio da Steward Partners. “A princípio, os futuros subiram após o horário de negociação porque Trump disse que isso seria ‘recíproco’, mas a realidade é que isso é pior, com essas pesadas tarifas sobre o Japão e a UE.”

As perdas ocorreram após o S&P 500 ter subido 0,7% durante a sessão de negociação regular, enquanto o Nasdaq 100 se recuperou e subiu quase 0,8%.

No entanto, se há uma razão para a breve recuperação das ações dos EUA antes do anúncio de Trump, seria o fechamento de posições curtas. As ações de empresas de tecnologia não lucrativas e firmas com alto interesse em vendas a descoberto estavam entre os grandes ganhadores. Um indicador do Goldman Sachs Group Inc. das ações mais vendidas a descoberto, que inclui empresas como Roku Inc. e Peloton Interactive Inc., superou o S&P 500, subindo 3,7%. Um indicador separado que acompanha empresas de tecnologia não lucrativas subiu 1,9%.

“Os traders estão fechando posições curtas e ficando realmente nervosos”, disse Eric Diton, presidente e diretor executivo da Wealth Alliance, uma consultoria de investimentos. “Mas não estamos fora de perigo. Este é o começo das tarifas, não o fim.”

O S&P 500 perdeu mais de $4 trilhões em valor de mercado desde o pico de fevereiro, à medida que a ansiedade relacionada às tarifas levou os investidores a deixar o mercado. Muitas mesas de negociação de Wall Street — incluindo as do Goldman Sachs e do Bank of America — esperam que as tarifas de quarta-feira aprofundem ainda mais a queda no índice de ações dos EUA.

As empresas já estão sentindo os efeitos da guerra comercial de Trump, com os mercados oscilando nas últimas semanas. O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, disse que tarifas pontuais devem ter um impacto transitório nos preços, mas se consumidores e empresas pararem de gastar e investir, “isso seria um grande problema.”

O mercado de derivativos está precificando mais volatilidade pela frente, pelo menos no curto prazo. O Índice de Volatilidade Cboe superou 21, acima do nível 20 que geralmente indica crescente preocupação entre os traders. Os traders de opções estão apostando que o S&P 500 se moverá cerca de 1,1% em qualquer direção na quinta-feira, com base no preço de straddles no dinheiro, de acordo com Stuart Kaiser, chefe da estratégia de negociação de ações dos EUA do Citigroup.

Mas nem todos em Wall Street esperam que a venda de ações continue. Para Jeff Buchbinder, estrategista-chefe de ações da LPL Financial, o anúncio das tarifas de quarta-feira provavelmente fornecerá respostas a algumas das maiores perguntas que os investidores têm no momento.

Investidores estão de olho na quinta-feira, quando o Instituto de Gestão de Fornecimento divulgará dados sobre a atividade de serviços de março, após os custos pagos por materiais e serviços terem aumentado para uma das leituras mais firmes desde o início de 2023 no mês anterior. Enquanto isso, a contratação no setor privado acelerou, de acordo com o relatório nacional de emprego da ADP divulgado na quarta-feira.

The post Futuros de índices dos EUA caem com imposição de tarifa global de 10% por Trump appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.