“Tarifaço” de Trump atinge até ilha habitada só por pinguins

Donald Trump durante anúncio de novas tarifas em produtos importados pelos Estados Unidos – Foto: Reprodução

Donald Trump surpreendeu ao incluir as Ilhas Heard e McDonald na lista de territórios que receberão novas tarifas comerciais.

A região, que pertence à Austrália, não tem habitantes e é conhecida por sua vida selvagem e isolamento extremo. Mesmo assim, foi alvo de uma tarifa de 10%, como parte do pacote de medidas anunciado pelo presidente americano na quarta-feira (2), que afeta 185 países e territórios.

Segundo a Casa Branca, a medida tem caráter recíproco, visando atingir locais cujos governos aplicam taxas sobre produtos dos Estados Unidos.

O site Axios informou que a explicação oficial para a taxação das Ilhas Heard e McDonald é o fato de serem um território externo da Austrália, país que também foi tarifado. As novas regras passam a valer a partir de sábado (5).

Tabela divulgada pelo governo dos Estados Unidos mostra tarifas recíprocas impostas por Donald Trump a territórios que aplicam taxas sobre produtos americanos; destaque para Heard e McDonald Islands, desabitadas e com tarifa de 10% – Foto: Reprodução

As Ilhas Heard e McDonald ficam a mais de 4 mil quilômetros do continente australiano e só podem ser acessadas por navio, em uma viagem de cerca de dez dias. A região é conhecida por abrigar os únicos vulcões ativos da Austrália, além de ser Patrimônio Mundial da Unesco desde 1997 por sua importância ecológica e geológica.

O arquipélago é habitat natural de pinguins, focas e aves em risco de extinção, além de diversas espécies marinhas. Segundo o governo australiano, o território permanece praticamente intocado pela presença humana, o que faz dele um dos poucos ecossistemas ainda preservados no planeta.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.