A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) anunciou o início da 27ª Campanha de Vacinação contra a gripe no dia 7 de abril.
A campanha ocorrerá em todos os municípios catarinenses e, inicialmente, será voltada para os grupos prioritários.
O Dia D da mobilização estadual está marcado para o dia 10 de maio. Após o Dia D, a vacina será disponibilizada para toda a população acima de 6 meses de idade.
A decisão foi tomada em conjunto com os municípios durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) em Blumenau.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a estratégia busca ampliar a imunização e reduzir o risco de internações e complicações decorrentes da influenza.
A meta é vacinar ao menos 90% do público prioritário, estimado em 3,3 milhões de pessoas. Veja quem se enquadra no grupo prioritário:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Professores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas.
A vacina oferecida na rede pública é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: A (H1N1); A (H3N2); e Influenza B.
-
LEIA TAMBÉM: Pais que não vacinarem filhos contra a Covid-19 podem ser multados
A proteção da vacina começa de duas a três semanas após a aplicação. O objetivo principal é reduzir os sintomas da gripe e evitar casos graves, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos de gripe, a maioria pelo vírus Influenza A (H1N1), e 128 óbitos.
Para reforçar a proteção, a vacina foi incorporada ao Calendário de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, ficando disponível ao longo de todo o ano.
O post Santa Catarina inicia 27ª Campanha de Vacinação contra a Gripe em 7 de abril apareceu primeiro em Misturebas News.