Saldo de empregos foi negativo em Bento Gonçalves no mês de fevereiro

Foto: Reprodução

O setor de Serviços em Bento Gonçalves registrou o melhor desempenho na geração de empregos formais em fevereiro de 2025, conforme dados do Observatório Econômico (Oecon), mantido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). Foram 156 novas vagas com carteira assinada no mês, com destaque para os segmentos de Educação (62 vagas) e Alimentação (26 vagas). No acumulado do ano, o setor já soma 210 novos postos de trabalho.

O resultado consolida Bento Gonçalves como o quinto município gaúcho com melhor desempenho em empregos no setor de Serviços no início de 2025. No cenário geral, considerando todos os setores da economia, o município ocupa a nona posição, com crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Apesar do bom desempenho dos serviços, o saldo geral de empregos em fevereiro foi negativo: -377 vagas. O principal motivo é a sazonalidade da safra da uva, que impactou fortemente o setor de Agropecuária, responsável pela perda de 740 postos de trabalho no mês.

Outro dado relevante do levantamento foi o alto volume de movimentações no mercado de trabalho local. Foram 3,7 mil admissões em fevereiro e mais de 4 mil desligamentos, número bem acima da média mensal dos últimos 12 meses, que é de 2,4 mil contratações e 2,3 mil demissões.

Após atingir o pico histórico de empregos formais em janeiro, com 50.536 vínculos ativos, Bento Gonçalves encerrou fevereiro com 50.159 empregos com carteira assinada, ainda 2,4% acima do total registrado no fim de 2024. A expectativa, segundo o coordenador do Oecon, Fabiano Larentis, é que os próximos meses mantenham essa média, com os reflexos da safra sendo gradualmente absorvidos.

A Indústria e a Construção Civil, que tiveram papel central na recuperação econômica a partir da metade de 2024, também mostram sinais de retomada no mercado de trabalho. Em fevereiro, a indústria moveleira registrou saldo positivo de 91 vagas, enquanto a indústria de produtos alimentícios lidera o acumulado do ano, com 226 vagas abertas.

Já o setor da Construção Civil apresentou a maior taxa de crescimento relativo entre os segmentos: 123,9% de aumento no número de vagas criadas em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos dois primeiros meses de 2025, foram 159 novos empregos no setor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.