Substituir manteiga por óleo vegetal pode reduzir o risco de morte em até 17%

Pequenas trocas na dieta diária podem ter um grande impacto no futuro. Uma nova pesquisa feita por um grupo de cientistas da Harvard T.H. Chan School of Public Health mostra que trocar a manteiga por óleos vegetais pode aumentar a longevidade.

A pesquisa foi publicada no periódico Jama Internal Medicine no dia 6 de março e mostra que a troca pode diminuir o risco de mortalidade total em 16%.

O estudo analisou dados acumulados de três décadas de mais de 200 mil adultos nos Estados Unidos. Os pesquisadores acreditam que “mesmo uma mudança diária modesta da manteiga para óleos de origem vegetal pode levar a benefícios significativos para a saúde a longo prazo”. 

Óleos vegetais, especificamente soja, canola e azeite, têm uma mortalidade total menor para doenças cardiovasculares e câncer, e a manteiga age da forma oposta, aumentando o risco em 15%.

Leia mais: Por que diagnosticar cedo o câncer é essencial? Veja 17 ações preventivas da OMS

“Nosso estudo descobriu que um maior consumo de manteiga estava associado a um aumento nas mortes por todas as causas e por câncer, enquanto uma maior ingestão de óleos vegetais estava associada a uma redução nas mortes por todas as causas, câncer e doenças cardiovasculares”, disse Yu Zhang, principal autora do estudo, em nota à imprensa.

A pesquisa foi feita a partir de dados de saúde e alimentação de outros três grandes estudos que acompanharam adultos sem doenças crônicas graves no momento da inscrição. 

A cada quatro anos, os participantes respondiam a questionários detalhados sobre sua dieta, para que os pesquisadores avaliassem seus hábitos alimentares. As mortes foram monitoradas por até 33 anos por meio do Índice Nacional de Óbitos do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

O estudo comparou o consumo de manteiga com o de óleos vegetais amplamente utilizados, como os de cártamo, soja, milho, canola e oliva.

A análise revelou que:

  • Pessoas que consumiam mais manteiga tiveram um risco 15% maior de morte por todas as causas;
  • Cada 10 g extras de manteiga por dia (quase uma colher de sopa) aumentou o risco de morte por câncer em 12%;
  • Já aqueles que consumiam mais óleos vegetais tiveram um risco 16% menor de morte prematura;
  • Cada 10 g extras de óleos vegetais por dia reduziu o risco de morte por câncer em 11% e por doenças cardiovasculares em 6%;
  • Substituir 10 g de manteiga por óleos vegetais foi associado a uma redução de 17% no risco de morte por todas as causas e por câncer.

Por que trocar?

Em entrevista ao UOL, o nutrólogo Felipe Grazoni afirma que, como a manteiga é feita a partir da gordura do leite, principalmente da gordura saturada, há uma quantidade maior de ácidos graxos saturados que aumenta os níveis de colesterol LDL (ou colesterol “ruim”), o que consequentemente eleva o risco de doenças cardíacas.

Leia também: Jejum intermitente: estratégia alimentar ou gatilho para compulsão?

Vale destacar que algumas manteigas possuem vitaminas, como a A, D e E, mas o consumo diário pode prejudicar em outras frentes da saúde. Já os óleos vegetais têm gorduras insaturadas, o que pode diminuir o colesterol ruim, e consequentemente, diminuir as chances de doenças cardíacas.

Qual escolher?

A pesquisa apresenta três opções de óleo (azeite, canola e soja), mas quem ganha em benefícios comprovados é o azeite, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, segundo Grazoni.

Assim como o vinho, o azeite possui polifenóis, que são compostos antioxidantes e ajudam a lutar contra o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. Ambos são elementos que deterioram a saúde.

The post Substituir manteiga por óleo vegetal pode reduzir o risco de morte em até 17% appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.