
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta na madrugada desta sexta (4) para situações de risco em quatro estados. O aviso do órgão federal é valido para áreas do Sudeste e leva em conta os temporais previstos na região até domingo (6).
Para o município Petrópolis, no Rio de Janeiro, o Cemaden emitiu um alerta de perigo “muito alto” por conta da previsão de chuvas persistentes no fim de semana. Também há avisos para risco de deslizamentos em Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro de Itapemirim (ES).
Pela previsão do Cemaden, já nesta sexta (4) algumas partes do interior e do litoral paulista, além do Rio de Janeiro e da região serrana do Rio, têm alta possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios.
Foram incluídos na lista de risco alto de inundações e alagamentos São Paulo, São José dos Campos (SP), Baixada Santista (SP), Litoral Norte paulista, Rio de Janeiro e Petrópolis. Já a de risco moderado inclui Campinas (SP), Sorocaba (SP), o litoral sul paulista, Juiz de Fora (MG), Pouso Alegre (MG), Volta Redonda (RJ), Macaé (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ) e Cachoeiro de Itapemirim (ES).
Algumas partes da Região Nordeste, como São Luís (MA) e Fortaleza (CE), e Norte, como Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA), podem sofrer inundações pontuais.

Correm risco alto de problemas geológicos Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda-Barra Mansa (RJ), São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP). A lista de risco moderado inclui Juiz de Fora, Pouso Alegre, Macaé-Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes e Cachoeiro do Itapemirim.
Fortaleza e Manaus também podem sofrer com deslizamentos de terra a partir desta sexta, segundo o Cemaden.
Os avisos do órgão federal são direcionados às Defesas Civis estaduais e municipais, e se dividem em duas categorias: riscos hidrológicos, que englobam alagamentos e inundações de córregos, e geológicos, como deslizamentos de terras e quebras de barreiras.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line