Nintendo adia pré-venda do Switch 2 nos EUA após tarifa de Trump sobre o Japão

A Nintendo anunciou nesta sexta-feira (4) que adiou o início das pré-vendas do aguardado console Switch 2 nos Estados Unidos por causa das novas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump. O lançamento, marcado para 5 de junho, está mantido, mas as reservas previstas para começar em 9 de abril foram suspensas.

“Pré-vendas para o Nintendo Switch 2 nos EUA não começarão em 9 de abril de 2025 para avaliar o impacto potencial das tarifas e as condições de mercado em evolução”, afirmou a empresa em comunicado.

A decisão veio após Trump anunciar tarifas generalizadas sobre produtos importados, incluindo uma taxa de 24% para itens vindos do Japão — país de origem da Nintendo. A medida representa um dos impactos comerciais mais imediatos da nova rodada de tarifas, que também atinge fortemente países asiáticos onde a indústria eletrônica é centralizada.

Ainda não está claro se a Nintendo manterá o preço original do console nos EUA, anunciado em US$ 449,99. O jogo principal, Mario Kart World, está previsto para custar US$ 79,99 em mídia física. Segundo estimativas da IPC, associação do setor de eletrônicos, os preços de consoles podem subir até 50% com as novas tarifas.

Com produção tradicionalmente concentrada na China e no Vietnã — países atingidos com tarifas de até 54% —, a Nintendo não revelou onde está sendo fabricada a nova geração do console. A empresa também não informou se os preços anunciados já consideravam os impactos das tarifas.

O primeiro modelo da linha, Switch 1, vendeu mais de 150 milhões de unidades desde 2017. O Switch 2 promete ser maior, mais potente e vem equipado com chip da Nvidia. Ele pode ser usado como console portátil ou conectado à TV.

No Japão, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba classificou as tarifas americanas como uma “crise nacional”. “O governo fará o máximo para responder a essa crise, envolvendo todo o país”, declarou.

The post Nintendo adia pré-venda do Switch 2 nos EUA após tarifa de Trump sobre o Japão appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.