Ted Cruz vê risco de “banho de sangue” causado por tarifas de Trump

Ted Cruz e Trump

O senador do Texas, Ted Cruz, alertou que o impacto das tarifas do presidente Donald Trump poder resultar em um “banho de sangue” eleitoral para os republicanos nas eleições de meio de mandato do próximo ano.

Em seu podcast “Verdict”, Cruz afirmou que as tarifas representam “enormes riscos” para a economia dos Estados Unidos, já que as taxas a longo prazo poderiam aumentar a inflação e ter um impacto negativo contínuo nos mercados.

O índice S&P 500 caiu quase 5% na sexta-feira, após uma queda de 4,8% no dia anterior, enquanto o Nasdaq 100, dominado por tecnologia, despencou 4,5%, somando-se à queda de 6% na quinta-feira. Cruz afirmou que os democratas poderiam retomar a Câmara dos Representantes e até mesmo o Senado, embora ele reconheça que esse cenário seja menos provável.

Cruz está entre os republicanos que se opõem às tarifas de Trump. Já na quinta-feira, ele declarou que “não é fã” das tarifas. “Se o resultado do anúncio de ontem for que muitos dos nossos parceiros comerciais ao redor do mundo reduzam dramaticamente as tarifas que cobram sobre produtos e serviços dos EUA, e a consequência disso for que o governo dos EUA reduza drasticamente as tarifas que foram anunciadas ontem, isso seria um ótimo resultado”, explicou Cruz. “Isso seria bom para a América.”

Cruz então apresentou um possível resultado negativo. “Se o resultado for que nossos parceiros comerciais aumentem suas tarifas e tenhamos tarifas elevadas em todos os lugares, acho que isso seria um péssimo resultado para a América”, continuou Cruz, antes de admitir que os consumidores acabarão pagando mais como resultado. “Minha esperança é que essas tarifas sejam temporárias e sirvam como uma alavanca para reduzir tarifas globalmente”, acrescentou.

Rand Paul é outro republicano que tem criticado as tarifas. O senador de Kentucky publicou um artigo de opinião na Fox News, defendendo que a administração abandone as tarifas e continue a construir relações sólidas com parceiros estrangeiros.

“Se você acha que os ovos estão caros, espere até que as novas tarifas sobre carros entrem em vigor. A Goldman Sachs estima que as tarifas sobre veículos importados podem aumentar os preços em US$ 5.000 a US$ 15.000”, escreveu Paul. “Isso porque as tarifas são impostos sobre importações estrangeiras que são pagos pelos consumidores americanos. Essas tarifas se aplicam a quase todos os produtos imagináveis.”

Outros membros do Partido Republicano estão tomando medidas concretas para lidar com as tarifas. Na quinta-feira, o senador Chuck Grassley co-patrocinou um projeto de lei que exigiria que as tarifas fossem ratificadas pelo Congresso dentro de 60 dias após sua imposição. Caso isso não aconteça, as tarifas expirariam.

Além disso, Paul, junto com outros três senadores republicanos, desafiou Trump e votou com senadores democratas para revogar as tarifas impostas ao Canadá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.