Chuvas no RJ: Defesa Civil toca sirene de emergência em Petrópolis; centro é alagado

Alagamento atinge centro histórico de Petrópolis. Foto: Divulgação

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro desde a noite de sexta-feira (4) provocaram alagamentos, deslizamentos de terra, interdições em rodovias e deixaram centenas de pessoas desalojadas em diversas regiões. Municípios como Petrópolis e Angra dos Reis estão entre os mais afetados.

Na manhã deste sábado (5), a Defesa Civil acionou as sirenes em áreas de risco da região serrana, incluindo Alto da Serra, Vila Felipe e Corrêas, em Petrópolis.

O alerta foi dado às 10h47, orientando moradores a deixarem suas casas e se dirigirem aos pontos de apoio e abrigos disponibilizados pela prefeitura. Até o momento, quatro escolas municipais, uma escola comunitária e um salão paroquial foram transformados em centros de acolhimento.

Em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, 193 pessoas estão desalojadas após o volume de chuva atingir 347 mm em menos de 24 horas. A prefeitura abriu 36 pontos de apoio, incluindo quatro abrigos oficiais, para receber os afetados.

O bairro Vila Maia, em Belford Roxo, amanheceu alagado neste sábado (5). Foto: Reprodução

Em Petrópolis, o transbordamento do Rio Quitandinha alagou o Centro Histórico da cidade, incluindo a Avenida Barão do Rio Branco, uma das principais vias da região. Mais de 100 linhas de ônibus tiveram que ser remanejadas por conta dos alagamentos.

A concessionária Concer, que administra a BR-040, informou a reabertura da praça de pedágio de Caxias, que havia sido fechada preventivamente. No entanto, há restrições de tráfego nos kms 112 e 113, sentido Rio, por alagamentos, e no km 90 devido à queda de uma árvore na descida da serra de Petrópolis.

Equipes da engenharia da Defesa Civil estão realizando vistorias e resgates de pessoas isoladas. No bairro Mambucaba, em Angra, os trabalhos estão sendo feitos com barcos, após os alertas soarem em 42 bairros da cidade. Até o momento, não há registro de feridos.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo que a população evite sair de casa. “O meu pedido é para que, quem não tiver que sair, fique em casa. Aproveita o sábado chuvoso, fica em casa, lê um livro, vê uma série”, declarou Paes.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.