Açudagem Reservatórios do Ceará têm aumento de volume e garantem abastecimento mais seguro em 2025 Açudes Orós, Castanhão e Figueiredo registram maior volume hídrico dos últimos anos e impulsionam segurança no abastecimento de água no Estado


Três dos cinco maiores reservatórios do Ceará apresentaram aumento expressivo no volume de água armazenada no comparativo dos últimos 12 meses. O destaque vai para o açude Orós, que acumulou 22 milhões de metros cúbicos (m³) a mais do que em abril do ano passado. Junto a ele, Castanhão e Figueiredo também contribuíram para um cenário mais positivo de segurança hídrica no Estado.

Açudes cearenses superam 50% da capacidade total e reforçam estabilidade hídrica

Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Estado atingiu 51,69% da capacidade de reservação, o equivalente a 9,56 bilhões de m³ de água. Essa marca foi atingida em março de 2025 — três semanas antes do que em 2024 — e é resultado direto do bom desempenho das últimas quadras chuvosas.

O maior avanço foi registrado no Orós, que chegou a 78% da capacidade total, o maior volume desde julho de 2012. Em contrapartida, os açudes Banabuiú e Araras apresentaram queda de 28 e 59 milhões de m³, respectivamente, no mesmo período analisado.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Castanhão ainda exige atenção, apesar de leve recuperação

Apesar do aumento no volume, o Castanhão, maior açude do Estado, está com 28,92% da capacidade, o que garante abastecimento por dois ou três anos. Porém, a Cogerh alerta para a necessidade de monitoramento, especialmente em caso de necessidade de transferências para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A expectativa do Governo Federal é que a duplicação do Eixão das Águas — obra que trará águas da transposição do Rio São Francisco — seja concluída até 2026, o que diminuirá a dependência da Capital cearense do Castanhão.

Açudes de menor porte continuam sangrando

Além dos grandes reservatórios, 39 açudes de menor porte estão sangrando atualmente, incluindo o de Pacajus, o maior da Bacia Metropolitana, com capacidade para 254 milhões de m³. Ao todo, 58 açudes já superam 90% da capacidade, enquanto 29 estão abaixo de 30%.

Leia Também | Brasil promove Semana da Cultura Oceânica com foco em ciência, educação e desenvolvimento sustentável

Meio Ambiente Brasil promove Semana da Cultura Oceânica com foco em ciência, educação e desenvolvimento sustentável

The post Açudagem Reservatórios do Ceará têm aumento de volume e garantem abastecimento mais seguro em 2025 Açudes Orós, Castanhão e Figueiredo registram maior volume hídrico dos últimos anos e impulsionam segurança no abastecimento de água no Estado first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.