Secretário de Trump reconhece que 20% das demissões feitas por Musk na Saúde foram erros

Secretário de Saúde dos EUA, Robert Kennedy Jr. – Foto: AFP

Na quinta-feira (3), o secretário da Saúde do governo Trump, Robert Kennedy Jr., afirmou que cerca de 20% das demissões feitas no Departamento de Saúde foram erros. As dispensas, que atingiram 10 mil funcionários, foram determinadas pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), comandado por Elon Musk. “Pessoal que não deveria ter sido cortado, foi cortado”, disse.

Kennedy explicou que os cortes deveriam atingir áreas administrativas, como recursos humanos e comunicação, mas atingiram também setores essenciais, como pesquisa e desenvolvimento. “Estamos os reintegrando. E esse sempre foi o plano”, completou, ao falar sobre os ajustes no processo conduzido por Musk.

Um dos programas afetados foi o de monitoramento dos níveis de chumbo no sangue de crianças, ligado ao Centro de Controle de Doenças (CDC). Ele afirmou que o programa deve ser retomado. Outros projetos importantes também foram interrompidos, como ações de prevenção à pneumoconiose e políticas de controle do tabagismo, financiadas por empresas do setor.

Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump – Foto: Reprodução

Os cortes afetaram 3,5 mil funcionários da FDA, 2,4 mil do CDC, 1,2 mil dos Institutos Nacionais de Saúde e 300 ligados a programas como Medicare e Medicaid. Parte dos funcionários foi chamada de volta temporariamente. Segundo o Washington Post, o FDA e o NIH já trabalham para recontratar profissionais essenciais.

A ideia inicial do governo era cortar até 20 mil postos. No entanto, a confirmação de erros na avaliação dos cargos levou o governo a rever os planos. “E uma das coisas que o presidente Trump disse é que se cometermos erros, vamos admitir e vamos remediar”, afirmou Kennedy.

O DOGE vem sendo criticado por decisões consideradas precipitadas e sem critérios claros. Documentos de demissão com erros, segundo ex-funcionários da Usaid, chegaram ao ponto de exigir o retorno de membros do RH apenas para corrigi-los.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.