
O Comitê do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Balneário Camboriú e Camboriú realizou esta semana (3), reunião na sede da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), para eleger a nova coordenação que atuará no biênio 2025-2027.
Também foram estabelecidos três Grupos de Trabalho (GTs) nas áreas ambiental, educação e social.
A chapa eleita por unanimidade é composta por profissionais de diversos setores, todos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região.
Thiago Duwe, Bacharel em Relações Internacionais e pós-graduado em ESG, assumiu o cargo de coordenador geral. Atualmente, ele é Diretor-executivo do Instituto Dahuer e coordenador do Núcleo ESG da Acibalc.
Durante a reunião, os membros da nova coordenação foram unânimes em ressaltar que o movimento só funciona se todos trabalharem juntos, pois a coordenação é apenas a representante de milhares de signatários que têm o mesmo objetivo: fazer do nosso mundo um lugar melhor para todos. Este sentimento de responsabilidade compartilhada reforça o caráter colaborativo do Movimento ODS, que depende da participação ativa de todos os setores da sociedade.
A nova coordenação também conta com Michela Cancillier como coordenadora geral adjunta. Mestra em Química, é servidora federal do IFC Camboriú, com experiência em ações de extensão e projetos de pesquisa, além de colaborar com o Núcleo de Gestão Ambiental do campus.
Luciene Vieira, Relações Públicas, empresária do varejo e empreendedora social, assumiu a Coordenação de Mobilização. Ela é presidente do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (CDEI Brasil), diretora de Relações Institucionais da CDL de Balneário Camboriú e possui diversos outros cargos de liderança em conselhos da região.
Como coordenadores de Mobilização adjuntos, foram eleitos Gustavo Ribeiro, Daiana Corrêa e Daniela Carmo.
Gustavo é Biólogo e Educador Ambiental, cofundador da ATL Global. Daiana é Psicóloga com MBA em Gestão Empresarial, responsável pelo Desenvolvimento Humano da Embraed. Daniela é administradora, Neurocientista Comportamental e idealizadora da Selfiter Educação Corporativa.
A comunicação ficará a cargo de Caroline Esser como coordenadora e Tatiele Rivera como coordenadora adjunta. Caroline é jornalista e Tecnóloga em Gestão Pública, com mais de 15 anos de experiência em assessoria de imprensa, atua na Acibalc e representa a entidade na coordenação do Comitê ODS Balneário Camboriú desde 2022.
Tatiele é jornalista e pós-graduada em comunicação e cultura, possui mais de 15 anos de experiência em comunicação, com foco na criação de conteúdo com propósito, além de ser ativista da diversidade e inclusão.
Grupos de Trabalho
Durante a reunião, os participantes também estabeleceram três Grupos de Trabalho (GTs) para focar em áreas estratégicas:
- GT Ambiental: focado em iniciativas de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente;
- GT Educação: voltado para a disseminação e implementação dos ODS no sistema educacional;
- GT Social: dedicado a ações que promovam a inclusão social e redução das desigualdades.
Sobre o Movimento ODS
O Movimento ODS Santa Catarina é uma iniciativa voluntária, apartidária e ecumênica, que busca facilitar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no estado. Atualmente, conta com mais de 600 signatários, distribuídos em 62 municípios e organizados em 11 comitês.
Criado em 2020, o Comitê ODS Balneário Camboriú reúne signatários das cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Tijucas. O grupo busca engajar diversos setores da sociedade na implementação dos ODS, promovendo ações concretas para um futuro mais sustentável.
Os ODS foram adotados durante a 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015, e formam um plano de ação global para erradicar a pobreza, promover a inclusão social e proteger o meio ambiente até 2030. A iniciativa, adotada por 193 países, estabelece 17 objetivos principais e 169 metas, que equilibram as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. Em 2024, o Brasil aprovou a criação do 18º ODS, dedicado à igualdade étnico-racial, ampliando ainda mais o compromisso com a inclusão e a justiça social.